Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Marcelo Tas conversa nesta terça-feira (25), no Provoca, com o escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, autor do premiado romance “Torto Arado”.

O apresentador pergunta para o escritor o que é o “Brasil Profundo”. Vieira admite que não sabe explicar muito bem, mas diz que gosta muito termo pela “carga enigmática” que existe sobre ela.

“O Brasil não é aquilo que passa na TV ou os lugares que são exaltados. São as vidas e as pessoas que ainda estão invisíveis. Todas elas têm uma potência de vida criativa, que podem explicar esse país”, diz o escritor.

Um dos melhores lugares para conhecer o Brasil Profundo, segundo o autor, é o campo, pois é um espaço onde coabitam a tecnologia do agro e uma pobreza muito grande.

Leia também: “Precisamos pensar maneiras de conciliar interesses”, diz Itamar Vieira Junior sobre polarização política

Diante da explicação, Tas questiona qual é a solução para a invisibilidade. Em sua resposta, ele explica que a resposta passa pela democracia e um trabalho do Estado. Mas lembra que a democracia está frágil no momento.

“A democracia não está frágil apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. É uma questão que o planeta tem atravessado e talvez irá nos acompanhar por um longo tempo. É uma crise e nós precisamos reconhecer. Mas como sou otimista, tendo a pensar que sairá algo mais forte”, conclui.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: