Entretenimento

Figurinos da série "IndependênciaS", da TV Cultura, estão em exposição no Museu da Casa Brasileira

As roupas características da corte imperial foram criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch


01/11/2022 18h25

O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, expõe na mostra ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’ (aberta ao público em setembro) figurinos que fizeram parte da série “IndependênciaS” da TV Cultura, com pesquisa e ideia original do historiador José Antônio Severo; roteiro de Luis Alberto de Abreu, Paulo Garfunkel, Alex Moletta e Melina Dalboni; e direção de Luiz Fernando Carvalho.

A mostra propõe uma relação entre móveis, objetos e artefatos, com roupas e indumentárias selecionadas a partir dos figurinos produzidos para as gravações dos episódios. As roupas ligadas à aristocracia colonial brasileira foram criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch e as que representam a diversidade étnica dos povos trazidos de diferentes países africanos foram elaboradas pela pesquisadora e figurinista Jennifer Ramos dos Santos.

Leia também: Teatro Sérgio Cardoso e plataforma #CulturaEmCasa promovem programação cultural

Das peças de Alexandre Herchcovitch, o público pode conferir as vestimentas usadas por Antônio Fagundes no papel de D. João VI; Daniel de Oliveira como D. Pedro I; Walderez de Barros como D. Maria I, dentre outros personagens importantes para o Brasil, como José Bonifácio e Frei Caneca.

Já o figurino do núcleo africano, elaborado por Jennifer Ramos dos Santos, apresenta as roupas usadas por Alana Ayoká como a Peregrina Menina; Isabél Zuaca como a Peregrina e ainda as peças utilizadas por Verônica Mucúma no papel de Maria Felipa de Oliveira, baiana que resistiu à ofensiva de portuguesas em Itaparica.

O conteúdo da exposição ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’ foi organizado por Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, em diálogo com as equipes técnicas do Museu, contando com a participação curatorial da historiadora especialista na História da escravidão e das Relações raciais nas Américas, Ynaê Lopes para o módulo da afrobrasilidade e do escritor, ambientalista e tradutor Kaká Werá Jecupé para o módulo dos povos originários; ambos também trabalharam como revisores críticos do roteiro da série da TV Cultura.

Leia também: Lupita Nyong’o será protagonista de derivado de "Um Lugar Silencioso"

Exposição ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’

Visitação até 27 de novembro de 2022

Apoio Cultural: Quanta

Realização: Fundação Padre Anchieta e Museu da Casa Brasileira.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia