Entretenimento

Entenda como funciona o Mastodon, rede social alternativa ao Twitter de Elon Musk

O número de usuários na rede social aumentou e disparou em popularidade após aquisição do Twitter pelo bilionário


08/11/2022 15h24

Após a aquisição do Twitter por Elon Musk, alguns usuários insatisfeitos têm buscado plataformas alternativas. Um dos maiores beneficiários dessa movimentação foi o Mastodon, rede social que disparou em popularidade e mais uma opção para se conectar com outras pessoas online.

De acordo com a plataforma, agora tem mais de 655 mil usuários, com cerca de 230 mil inscritos na última semana. A rede social foi desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos dirigida por Eugen Rochko, que criou o Mastodon em 2016, e é apoiado por indivíduos e grupos que operam servidores.

Na superfície, o Mastodon se parece com o Twitter, os perfis escrevem postagens (chamadas de "toots"), que podem ser respondidas, curtidas e republicadas. Usuários também podem seguir uns aos outros. Além de ser gratuita e sem anúncios.

Como o aumento das atividades nos últimos dias é novidade, a empresa está tendo dificuldades para se manter no ar com a chegada de tantos usuários de uma só vez.

Como funciona?

Mastodon é bem diferente, você vai precisar escolher um servidor onde sua conta Mastodon ficará. Existem muitos, e eles são temáticos. Estão divididos por país, cidade ou interesse, como Brasil, social, tecnologia, jogos e etc.

Não importa em qual deles você está, porque será possível seguir os usuários de todos os outros servidores mesmo assim. Mas essa primeira escolha coloca seu usuário em uma comunidade inicial com maior probabilidade de postar coisas nas quais você está interessado.

A desvantagem desse sistema é que você depende da pessoa ou da organização que executa seu servidor, se eles decidirem abandoná-lo, você perderá a conta.

Leia mais: Show do Arctic Monkeys em Curitiba terá ônibus de graça na voltaCentenário de José Saramago ganha edição especial no Entrelinhas desta sexta-feira (11)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia