“A força do bolsonarismo é destruir informação”, explica Clara Ant
No Provoca, escritora explica como se deu o crescimento no bolsonarismo e dá dicas de como combater a intolerância
20/12/2022 22h35
No Provoca desta terça-feira (20), Marcelo Tas conversa com a arquiteta, professora e escritora Clara Ant.
O telespectador também ajuda a montar o roteiro do programa. Uma das perguntas do Twitter é sobre como derrotar a intolerância no Brasil, que cresceu muito nos últimos anos. Na visão de Ant, não há apenas um caminho, mas indica que o primeiro passo é a informação.
“Sempre digo que a condição para o bolsonarismo e a intolerância se fazerem é a destruição da informação. Olha que interessante. Simultaneamente, a gente teve no Brasil o fechamento de 800 bibliotecas nos últimos quatro anos. Não é interessante?”, explica.
Outro dado que a escritora trás é o surgimento de centenas de grupos que compactuam com ideais nazistas no país. Então, ela indica que as formas do ser humano se informar e se “formar” estão menores.
Leia também: TV Cultura exibe documentário em parceria com instituto de Sebastião Salgado
“É preciso investir na diversidade, melhoria da educação e reabertura dos canais de comunicação entre brancos, negros, amarelos, jovens, velhos e todo mundo. Quero poder andar na rua com liberdade sem ter medo do seu vizinho te dar um tiro”, finaliza.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS