Sesc apresenta diferentes olhares para a história do Brasil em exposições gratuitas
Mostras estão abertas para visitação nas unidades Carmo, Ipiranga, Pompeia e 24 de Maio
14/02/2023 15h29
O Sesc São Paulo apresenta diferentes olhares para a história do Brasil em quatro exposições gratuitas na capital paulista: “Margens de 22: presenças populares”, “Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves”, “A Parábola do Progresso” e “Utopia brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos”.
As mostras, que fazem parte do “Diversos 22: Projetos, Memórias, Conexões” estão abertas para visitação nas unidades Carmo, Ipiranga, Pompeia e 24 de Maio.
Em cartaz até o dia 24 de fevereiro no Sesc Carmo, região central da cidade, “Margens de 22: presenças populares” apresenta um conjunto de obras que lançam luz à experiência de artistas e movimentos que foram excluídos da narrativa de modernidade de São Paulo na Semana de 22, embora sejam peças chaves do processo de urbanização da cidade. Tem curadoria de Joice Berth, Alexandre Araujo Bispo e Tadeu Kaçula.
“Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves” fica em cartaz no Sesc Ipiranga até 26 de fevereiro. A exposição, com curadoria de Eder Chiodetto, coloca a escravidão e seus ecos em debate, atravessando quase 40 anos de produção do artista mineiro descendente de pessoas negras escravizadas. “É um trabalho que capta e manipula imagens ligadas às relações étnico-raciais promovidas no passado e no presente, como a violência contra os corpos, a intolerância contra os ritos e a privação de direitos da população negra”, destaca o curador.
Leia também: Japan House prorroga exposição "Tecnologia em Movimento por Xiborg" até 5 de março
Completam este conjunto as exposições “A Parábola do Progresso”, no Sesc Pompeia, e “Utopia brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos”, no Sesc 24 de Maio, que apresentam uma reflexão crítica sobre como constituir perspectivas que possibilitem pensar o país de modo diverso e complexo, com suas contradições e potências.
Com coordenação curatorial de Lisette Lagnado e os curadores associados André Pitol e Yudi Rafael, a primeira não reúne apenas artistas, mas espaços dialógicos com uma história de atuação cultural e de acolhimento junto a comunidades específicas: o Acervo da Laje, a Casa do Povo, a Aldeia Kalipety, o Quilombo Santa Rosa dos Pretos, e Savvy Contemporary – The Laboratory Of Form-Ideas.
Aberta no final de 2022, a mostra ainda marca o 40º aniversário do Sesc Pompeia, inaugurado em 1982, tendo como objetivo discutir o legado de Lina Bo Bardi ao somar referências, camadas vivenciais e sociais ao projeto.
O segundo, com curadoria de Isa Grinspum Ferraz e vídeos de Eryk Rocha, celebra o centenário e evidencia a atualidade do pensamento deste intelectual, apresentando vários aspectos de sua atuação pública no Sesc 24 de Maio. Dentre os destaques da mostra está uma experiência audiovisual imersiva, projetada em 360 graus, que apresenta o kuarup realizado em homenagem a Darcy Ribeiro na reserva indígena do Xingu em 2012.
Sobre Diversos 22
É uma ação em rede do Sesc São Paulo, em referência ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com atividades artísticas e socioeducativas, programações virtuais e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo.
Leia também: Rita Lee faz aparição rara nas redes sociais após tratamento contra o câncer no pulmão
REDES SOCIAIS