Marcelo Tas entrevista o psiquiatra e médico do sono Caio Bonadio no Provoca nesta terça-feira (14).
Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, Bonadio depois de se formar, serviu à Marinha do Brasil como tenente-médico. Ingressou na residência de Psiquiatria na Santa Casa de São Paulo e logo após fez outra residência, Medicina do Sono, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
O apresentador pergunta ao médico se tem muito médico tomando remédio. Bonadio, de bate pronto, diz que sim e em uma quantidade maior do que a comunidade gostaria. Apesar de muitos acharem esse tema um tabu, ele afirma que é necessário falar disso de maneira aberta.
“Nós fazemos parte de uma classe que tem um maior risco a depressão, ansiedade e uso de substâncias”, diz o médico. Tas rebate e questiona se é possível dizer que há uma epidemia dessas doenças. Bonadio concorda.
Leia também: Alaíde Costa faz show online na plataforma #CulturaEmCasa
Um dos maiores problemas dos médicos, segundo o próprio entrevistado, é a demora para os profissionais de saúde procurarem ajuda. Ele cita o próprio exemplo e revela que já sofreu de depressão e insônia.
“Estudar o sono me ajudou [a superar as doenças]. A gente olhar para a nossa saúde com essa lente de ‘arrumar a noite, para ajudar no dia’. Comecei a perceber que estava precisando de ajuda. Eu já tinha depressão na faculdade e na residência, mas demorei muito para procurar um psiquiatra. Infelizmente, o médico tem muito estigma e preconceito”, conta.
Ao final, ele ainda diz que é muito difícil o médico se contestar e se colocar no lugar do paciente.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS