“Tarja preta é questão regulatória, são substâncias com potencial de abuso e dependência”, diz psiquiatra
No Provoca, médico do sono Caio Bonadio afirma que é necessário rever questão regulatório de medicamentos tarja preta
14/03/2023 22h40
Marcelo Tas entrevista o psiquiatra e médico do sono Caio Bonadio no Provoca nesta terça-feira (14).
Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, Bonadio depois de se formar, serviu à Marinha do Brasil como tenente-médico. Ingressou na residência de Psiquiatria na Santa Casa de São Paulo e logo após fez outra residência, Medicina do Sono, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Um dos questionamentos de Tas durante o programa foi sobre a epidemia dos opioides nos Estados Unidos. Ele ainda lembra que são remédios legalizados no país. Bonadio lembra que esse tipo de problema não é algo recente no mundo. Mas afirma que um dos principais problemas é o fato de médicos prescreverem esses medicamentos para os pacientes.
“É preciso investir em educação médica, psicoeducação para os pacientes e rever questões regulatórias. Por exemplo, por que o zolpidem não tem um controle maior de receita como os Benzodiazepinos?”, questiona.
Leia também: “Adolescentes foram o que mais sofreram na pandemia em relação ao sono”, explica psiquiatra
O médico explica que é muito simples conseguir receitas para esses medicamentos e há uma fiscalização muito baixa sobre isso. O maior problema é que são drogas altamente viciantes.
“A questão regulatória precisa ser revista. O que é a tarja preta?Tarja preta é uma questão regulatória, são substâncias que têm potencial de abuso e dependência e o Zolpidem também tem esse potencial”, afirma.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS