Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Giovanna Carvalho
Divulgação/TV Cultura/Giovanna Carvalho

O Persona deste domingo (2) recebe Erick Jacquin, um dos mais prestigiados nomes da culinária francesa no Brasil. Na atração, o chef fala sobre sua vida e trajetória gastronômica. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, vai ao ar às 21h, na TV Cultura.

“Todo mundo quer ser chef hoje sem cozinhar”, diz Jacquin ao comparar a profissão com a época em que ele iniciou. O chef também comenta sobre as influências, lembra de sua avó paterna – que era cozinheira em castelos na França – e ensinou a mãe de Jacquin a cozinhar. E relembra o que seu pai disse a ele quando decidiu trabalhar com gastronomia: “Você sabe que vai trabalhar o dia que os outros vão se divertir”. Mas completa dizendo que nunca trabalhou em sua vida, só se divertiu. Então que isso não foi um problema.

Leia também: Tomorrowland abre venda de ingressos nesta quinta-feira (30); valores vão de R$ 630 a R$ 4.625

Na edição, Jacquin conta sobre sua primeira experiência profissional em Paris, o caminho que trilhou na gastronomia até ganhar uma estrela Michelin e como foi sua vinda ao Brasil. Já em terras brasileiras, revela que foi ele quem trouxe a receita do “petit gateau” ao país e fala das dificuldades que passou após fechar um restaurante e ficar endividado. E comenta sobre o que pensava na época: “O único patrimônio que eu tenho é meu nome, é o respeito que as pessoas têm por mim”.

O chef de cozinha também fala sobre como a televisão e a participação no MasterChef mudou sua vida. “Eu amei, me achei dentro daquele negócio”. E rumo ao final do programa, comenta dos atuais empreendimentos gastronômicos que tem e curiosidades sobre o porquê escolheu “Président” para nome de um deles.

Leia também: Spotify pode cobrar por hospedagem de músicas não ouvidas?

O Persona conta ainda com depoimentos de Alex Atala, Emmanuel Bassoleil, Ronnie Von, Marisa Mestiço, Luciana Tokita e Vanessa Silva.