Festa para todos: Ultra Festival investe em acessibilidade e interpretes para pessoas com deficiência
Nos quatro palcos do evento, há profissionais nas áreas de acessibilidade para traduzir as músicas em Libras
22/04/2023 11h41
Como aproveitar um festival de música eletrônica tendo deficiência auditiva? O Ultra Brasil pensou em uma solução para incluir esse público na festa. Em parceria com a empresa All Dub Group, especializada em acessibilidade e dublagem, há profissionais de Libras em todos os palcos.
Dessa maneira, sempre tem um responsável pela tradução nas áreas de acessibilidade do evento. No palco principal, quem estava com essa missão era Daniel Monteiro, 37. Em cada uma das músicas, ele estava lá para interpretar.
“Começo estudando repertório dos artistas que vem ao evento, para ter mais ideia do que esperar. O eletrônico tem seu gênero e seu estilo, que nos levam pra uma atmosfera diferenciada. A iniciativa do Ultra de transformar o evento com acessibilidade com intérprete e audio descrição, é uma coisa única”, explica.
Leia também: "Evidências”, funk e “Chorando se foi”: DJs gringos incorporam cultura brasileira no 1º dia de Ultra
Mesmo Djs produziram músicas instrumentais, Monteiro conta que também faz parte do trabalho passar a emoção das batidas. Cada gênero tem suas formas de traduzir em Libras, e a música eletrônica em sua particularidade.
"É um trabalho incrível. É muita emoção, muita garra. Para mim, é um arrepio só de estar aqui”, completa.
E o trabalho deles não se limita a traduzir música. Para qualquer auxílio que as pessoas precisarem, como ir em um dos bares ou na praça de alimentação, eles estarão lá para ajudar.
A responsável pela All Dub Group no Ultra é Heloisa Goes. Ao ser questionada sobre a ida de pessoas com deficiência em festivais, ela explica que a demanda vem aumentando nos últimos meses. O que era algo difícil de acontecer há dez anos atrás, agora está ficando mais comum.
“Tenho percebido o aumento de pessoas com deficiente que sentem seguros para vir em eventos grandes assim. Ele sabe que ele vai estar incluído, pois encontra pessoas que podem tirar dúvidas, instruir sobre como chegar ao banheiro ou praça de alimentação”, afirma.
Neste ano, eles já fizeram o mesmo serviço em outros grandes festivais, como o Lollapalooza e o Tardezinha, festa intinerante do cantor Thiaguinho.
Leia também: Barry Humphries, ator conhecido por interpretar a drag Edna Everage, morre aos 89 anos
Após sete anos, o Ultra está de volta ao Brasil. O festival acontece nos dias 21 e 22 de abril no Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista.
REDES SOCIAIS