Entretenimento

Egito processa Netflix por representar Cleópatra como mulher negra

“Isso é completamente falso. Cleópatra era grega, a Netflix busca confundir o público”, afirmou o ex-ministro de Antiguidades do país, Zahi Hawass


23/04/2023 12h25

Um advogado egípcio entrou com um processo na Procuradoria Pública do país para suspender a plataforma de streaming Netflix no território local, após o lançamento do trailer da minissérie “Queen Cleopatra”, que a retrata como uma mulher negra.

Leia mais: Jovem brasileira presa com drogas na Indonésia será interrogada no início de maio

De acordo com o Egypt Independent, Mahmoud al-Semary reivindicou ações legais, ao acusar os produtores do docudrama e a diretoria do Netflix por sua participação.

A denúncia apresentada contra a gigante americana argumentou: “A maior parte dos produtos exibidos pela plataforma Netflix não está em conformidade com os valores e princípios islâmicos e sociais, sobretudo egípcios”.

Al-Semary insistiu que o trailer – visto por milhões de espectadores em todo o mundo – é uma distorção da história e identidade egípcia, ao promover o que descreveu como “afrocentrismo”.

Queen Cleopatra é um episódio da série “African Queens” da Netflix, co-produzida pela atriz e apresentadora Jada Pinkett Smith, esposa do ator Will Smith. A atriz Adele James interpreta a personagem título.

A egiptóloga Sally-Ann Ashton, entrevistada na série como especialista, comentou: “Cleópatra governou o Egito muito antes do assentamento árabe no Norte da África. Se considerarmos que o lado materno de sua família era composto por mulheres indígenas, isto é, africanas, temos de refletir tais características em suas representações”.

No entanto, o arqueólogo egípcio e ex-ministro de Antiguidades, Zahi Hawass, criticou a série, ao corroborar a tese de “falsificação dos fatos”.

“Isso é completamente falso. Cleópatra era grega, o que significa que ela era provavelmente loira, não negra,” objetou Hawass. “O Netflix busca confundir o público e difundir informações falsas de que a origem da civilização egípcia é essencialmente negra”.

Leia também: Marinha inicia buscas para encontrar tio pescador de Carla Perez na cidade de Porto Seguro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem brasileira presa com drogas na Indonésia será interrogada no início de maio

Polícia Federal ouve militares do GSI neste domingo que aparecem em imagens durante invasão golpista

Francês fica ferido durante tentativa de fuga no Sudão

Papa Francisco pede diálogo diante sobre o conflito no Sudão

Explosão de gás de cozinha em condomínio deixa quatro feridos em Campos do Jordão