May the 4th: Conheça cinco curiosidades sobre a saga "Star Wars"
Dia de Star Wars é celebrado nesta quarta-feira (4) porque, em inglês, a data soa de forma parecida com a clássica frase "May the force be with you"
04/05/2023 08h30
O dia 4 de maio se tornou icônico para os nerds e telespectadores ao redor do mundo, já que ele passou a ser conhecido como o Dia de Star Wars. A franquia tem uma longa e curiosa história nos bastidores, que envolve diversas versões de roteiros e mudanças drásticas em personagens queridos do público.
O Star Wars Day é uma comemoração da saga espacial de George Lucas, que é realizada no dia 4 de maio porque, em inglês, "May the 4th" soa de forma parecida com a frase clássica da franquia "May the force be with you".
A seguir, conheça cinco curiosidades sobre a saga:
Uma Nova Esperança
Apesar da presença marcante em "Uma Nova Esperança", Vader aparece, ao todo, por 12 minutos no longa que deu origem à franquia.
O famoso Skywalker
Antes de ser Skywalker, Luke era Starkiller. "Adventures of the Starkiller, Episode I: The Star Wars" era o título da segunda versão do roteiro de "Uma Nova Esperança". Luke foi rebatizado e chegou à sua personalidade definitiva durante a pré-produção do filme.
Darth Vader
O icônico Darth Vader foi o primeiro personagem do universo "Star Wars" criado por George Lucas, mesmo com seu tempo de tela limitado no longa original
Não teria Darth Vader
Na primeira versão do roteiro de Leigh Brackett para "O Império Contra-Ataca", a revelação da irmã de Luke, que se chamaria Nellith Skywalker, é feita pelo fantasma de Anakin Skywalker — que não seria Darth Vader. Teria sido ele, e não Obi-Wan, que separou os gêmeos para protegê-los de Darth Vader, sendo que Nellith também estaria passando pelo treinamento Jedi em outra parte da Galáxia para, depois, unir forças com o irmão e derrotar os Sith.
Língua dos Ewoks
A língua falada pelos Ewoks foi baseada no tibetano. O designer de som Ben Burtt teve como inspiração um documentário da BBC sobre línguas tibetanas, nepalesas e calmucas, tendo entrevistado diversos tibetanos para o filme.
Uma outra curiosidade dentro do universo "Star Wars" é que os LEGOs da franquia estão entre os mais caros do mercado. O conjunto que contempla um modelo da nave Imperial Star Destroyer e inclui uma minifigura LEGO de Darth Vader e um holograma do Imperador Palpatine, pode custar até oito mil reais.
REDES SOCIAIS