O governo publicou a nomeação do general Marcos Antônio Amaro dos Santos como ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O decreto já está na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (4).
Dessa forma, Ricardo Cappelli, que estava no cargo de forma interina, retorna para o posto de secretário-executivo do Ministério da Justiça. A nomeação de general Amaro para o comando do GSI foi definida pelo presidente Lula em uma reunião na manhã de quarta-feira (3).
Leia também: Lula viaja ao Reino Unido nesta quinta-feira (4) para participar da coroação de Charles lll
Haaland se torna o jogador que mais fez gols em uma edição de Premier League na história
Amaro foi responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff e também comandou a Casa Militar durante o governo da petista. O general assume o GSI após a demissão do ministro Gonçalves Dias e a exoneração de pelo menos 146 servidores do gabinete.
A reestruturação no quadro de servidores do GSI foi feita após a divulgação de novas imagens dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro gravadas pelo circuito interno do Palácio do Planalto.
Nas imagens, é possível ver membros do órgão circulando entre os invasores. Gonçalves Dias também aparece nas gravações. Capelli informou que a renovação dentro do GSI foi uma determinação do presidente Lula.
REDES SOCIAIS