Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Tatsuya Tanaka
Foto: Tatsuya Tanaka

A mostra “Japão em miniaturas - Tatsuya Tanaka” estreia na Japan House São Paulo nesta terça-feira (16), com entrada gratuita.

A floração das cerejeiras, a marcante presença do Monte Fuji, os restaurantes de sushi em esteiras, a prática de artes manuais e marciais, além das tradicionais festividades japonesas são apenas algumas das cenas retratadas em miniaturas - sob o conceito “mitate” na exposição do fotógrafo Tatsuya Tanaka, que fica em cartaz até 8 de outubro.

Ao todo, são 37 obras criadas a partir de elementos como conchas, alimentos como macarrão e sushi, itens de maquiagem, canudos, pregadores, leques, entre outros objetos do dia a dia japonês, que estarão divididas em cinco grupos principais: estações do ano e seus eventos, cenas do Japão tradicional e moderno, vida cotidiana e práticas tradicionais.

Nela, o público poderá reconhecer cerdas de escovas que se tornam plantações de arroz, embalagens da soja fermentada japonesa, nattō, que remetem à arquitetura de um importante castelo japonês, sushis enfileirados em esteiras que remetem à trens e carros em trânsito e até canudos verdes que podem ser confundidos com um bambuzal a partir da mudança de perspectiva e escala.

“Nesses pequenos universos criados por ele, o que chama a atenção é sua percepção quase fantástica, que lembra a mais pura imaginação infantil sobre os objetos, renovando e reformulando seus significados a todo instante”, explica Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição.

Leia também: Roberto de Carvalho fala que Rita Lee morreu em paz: "Ela queria viver, não queria partir"

Tatsuya Tanaka ainda faz questão de inserir na mostra o elemento que o fez iniciar a produção de miniaturas e suas fotografias, o brócolis, com o qual cria uma pequena floresta desse vegetal na obra que recebe o visitante no espaço da Japan House São Paulo: “o brócolis é o material que me inspirou a olhar os objetos e a pensar em outras possibilidades com eles. Quando digo que se parecem árvores, pessoas em todo o mundo podem se relacionar com essa ideia”, comenta.

A exposição ainda traz uma maquete elaborada a partir de conversas entre o artista e a JHSP, especialmente para esta mostra no Brasil. Os materiais principais escolhidos foram o arroz e o feijão.

"Ao ouvir sobre a feijoada, prato que se come com arroz, assim como o karê, comecei a pensar na possibilidade de expressar a areia branca e o mar utilizando esse prato típico. Também soube que no Rio de Janeiro, à beira da praia, há calçadas com padrões de ondas feitas de pedras pretas e brancas. É isso que imagino quando penso no Brasil. O feijão preto e o arroz são alimentos familiares aos japoneses também, e penso que, apesar de estarem de lados opostos do mundo, Brasil e Japão possuem culturas com aspectos semelhantes”, avalia o fotógrafo.

A exposição, que conta com recursos táteis, audiodescrição e de Libras por meio de QR Code presente no espaço expositivo, aposta no minimalismo e nas diferentes perspectivas de observação, e oferece ao público a oportunidade de enxergar algumas obras por meio de lupas, de pé ou sentado, para que todos os ângulos sejam observados.

Em sua primeira vinda ao país, o fotógrafo dará uma palestra sobre carreira e inspirações, no dia 16 de maio, às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da JHSP. O evento é livre e gratuito e contará com tradução simultânea.

Leia também: 'Guardiões da Galáxia Vol. 3' bate recorde inusitado de 'O Grinch'

Sobre Tatsuya Tanaka

Nasceu em 1981 em Kumamoto e se formou na Escola de Educação da Universidade de Kagoshima. É fotógrafo e, desde 2011, realiza o projeto “Miniature Calendar”, no qual reimagina e ressignifica objetos do cotidiano e propõe cenas e imagens em miniatura. Desde então, diariamente, ele apresenta as criações na internet.

Com obras inusitadas que unem elementos de surpresa e humor, o artista se conecta com o público tanto online quanto presencialmente, com exposições no Japão e internacionalmente, que já foram vistas por mais de dois milhões de pessoas. No Instagram, ele possui mais de 3,7 milhões de seguidores. Tanaka participou da Expo Dubai 2020 como criador do pavilhão japonês e é autor dos livros "Miniature Life”, "Small Wonders", "Miniature Trip in Japan”, “Assemble and Resemble ‘KuMitate” e “SUSHI came to buy clothes".

Serviço | Exposição “Japão em Miniaturas - Tatsuya Tanaka”

Local: Japan House São Paulo, térreo - Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP .

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.

Reservas antecipadas e opcionais pelo site.