Entretenimento

Movimento Semana Mundial do Brincar acontece nos dias 20 e 28 de maio

Realizada desde 2010, evento pretende engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar


16/05/2023 17h08

Impulsionada pelo movimento Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar é uma campanha de sensibilização sobre a importância do direito da criança a ter infância. Neste ano, acontece a 14ª edição de 20 e 28 de maio, com o tema “A Natureza no Brincar”. O movimento tem se tornado uma política pública em diversos municípios brasileiros.

Realizada desde 2010 no Brasil, a Semana Mundial do Brincar pretende engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar. O evento contará com brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades lúdicas. Essas ações podem ser presenciais ou virtuais e ocorrer em escolas, parques, clubes, praças, bibliotecas, universidades, ruas abertas e onde mais a criatividade alcançar, desde que sejam ambientes seguros e acolhedores para as crianças. Todas as atividades devem ser gratuitas.

Leia também: Após 10 anos, musical “O Rei Leão” retorna ao Brasil e reestreia no Teatro Renault

A iniciativa tem extrapolado as ações impulsionadas no mês de maio, tornando-se um direito garantido como lei em várias cidades brasileiras. 

“A Semana Municipal do Brincar vai muito além de um evento comemorativo nas cidades que a instituem como política pública. A lei legitima a atuação de todas as instâncias municipais para reconhecerem o brincar livre como um direito e como fundamental para uma infância digna e saudável, possibilitando melhorias que tornam as cidades acessíveis e acolhedoras para as crianças durante o ano todo” afirma Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância. 

Uma das primeiras cidades brasileiras a adotar a lei da Semana Municipal do Brincar em seu calendário foi Ubatuba-SP, no ano de 2010. Atualmente, essa lei existe em mais de 60 cidades em 15 estados brasileiros. Também existem Leis Estaduais em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraíba. Para mais informações sobre o movimento, consulte o site da organização. 

Leia também: Metrópolis fala sobre etarismo no cenário cultural nesta sexta-feira (19)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grávida é atingida por veículo e cai de viaduto no centro de São Paulo

CCJ da Câmara aprova PEC que anistia partido políticos que cometeram irregularidades eleitorais

Equador inicia processo de impeachment contra presidente Guillermo Lasso

Câmara de Caxias do Sul rejeita cassação de vereador acusado de xenofobia contra nordestinos

Governo de SP lança edital para promover paradas LGBTQIA+ no Dia Internacional Contra a LGBTfobia