Júri do Festival de Cannes declara apoio à greve de roteiristas de Hollywood
Ruben Östlund e Paul Dano demostraram total apoio aos profissionais antes do início do Festival
16/05/2023 18h15
O presidente do júri do 76º Festival de Cinema de Cannes, Ruben Östlund, declarou apoio a greve dos roteiristas de Hollywood nesta terça-feira (16). Em coletiva de imprensa, ele afirmou que esse é um posicionamento compartilhado de todos os membros do painel.
"Acho ótimo que as pessoas se sintam parte de algo coletivo e façam greve. Sou definitivamente a favor, sigam em frente!", disse Östlund, que já ganhou duas Palmas de Ouro no festival.
O ator americano Paul Dano, que também faz parte do júri de Cannes, e é casado com a atriz e roteirista Zoe Kazan, também mostrou seu apoio.
"Minha esposa está atualmente protestando com nosso bebê de seis meses, e quando eu voltar para lá, me juntarei a ela", disse Dano.
Leia também: Movimento Semana Mundial do Brincar acontece nos dias 20 e 28 de maio
Desde o início do mês de maio, os roteiristas de cinema e televisão dos Estados Unidos deixaram de trabalhar após não chegarem em um acordo por reajustes salariais com os produtoras. Grandes estúdios já tiveram suas produções afetadas.
Essa não é a primeira vez que roteiristas exigem melhores remunerações em produções norte-americanas. Em 2007, a paralisação durou 100 dias e afetou diversas novelas e séries.
A greve é realizada por milhares de roteiristas que exigem melhores condições salariais após a mudança no mercado com o surgimento das plataformas de streaming.
Leia também: Metrópolis fala sobre etarismo no cenário cultural nesta sexta-feira (19)
REDES SOCIAIS