No Provoca desta terça-feira (23), Marcelo Tas entrevista o físico e engenheiro Ricardo Galvão, um dos cientistas mais importantes do mundo, segundo a revista Nature.
Tas relembra a passagem de Galvão no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) durante o Governo Bolsonaro e pergunta se sofreu pressão de algum ministro. O físico responde que sim, principalmente de Ricardo Salles, atual deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente.
“[Salles] sempre publicava que os dados do Inpe estavam errados e não estavam precisos o suficiente para o ministério tomar ações. Todas essas críticas, eu respondia, não ia a imprensa, a ele pessoalmente. E pensava que era só ele, mas também o ministro de Ciência e Tecnologia [Marcos Pontes]”, revela.
Além deles, Galvão conta que o General Heleno, ex-ministro-chefe de Segurança Institucional, chegou a dizer que o Inpe manipulava dados para prejudicar o governo Bolsonaro.
Leia também: Senado Federal aprova voto de repúdio contra ataques racistas contra Vini Jr.
O engenheiro afirma que esses questionamentos eram completamente infundados e ajudou a sujar a imagem do Brasil no exterior, pois o Inpe é uma das instituições mais respeitadas no mundo.
“Foi aí que descobri que era um negacionismo para destruir o Inpe. Negacionismo estratégico. Não é obscurantismo”, finaliza.
Assista o trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS