Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Marcelo Tas entrevista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, no Provoca desta terça-feira (27).

Ao enaltecer o tamanho da Turma da Mônica e da Maurício de Sousa Produções, o apresentador pergunta se o cartunista tem ciúmes em ver outras pessoas desenhando seus personagens. Com muito bom humor, ele responde que é lógico e admite que já rolou situações sérias.

“Quando senti que precisaria de uma equipe, foi quando percebi que não conseguiria enfrentar as histórias transgêneras e concorrentes. Então, fui escolhendo algumas pessoas, orientando e ensinando. Tinha algumas pessoas que até segurei a mão para ensinar. Aí eles passaram a desenhar e criar. Quando estavam criando, realmente senti no coração”, conta.

Sousa ainda revela que, quando chegou o momento de outras pessoas criarem histórias da Turma da Mônica, criou um personagem que só ele desenharia. Seu xodó é o Horácio.

Leia também: Maurício de Sousa exalta adaptações da Turma da Mônica nos cinemas: “Funcionou maravilhosamente bem”

“Esse só eu, durante 50 e tantos anos, desenhei e escrevi. Mais recentemente, coloquei tudo numa edição de quatro livros. Eu leio e me lembro das coisas que inspiraram aquela história. O Horácio é meu alter ego”, revela.

O próximo passo, segundo ele, é transformar o Horácio em uma série de desenho animado.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: