Marcelo Tas entrevista Marcello Dantas, curador de arte contemporânea e criador de museus pelo mundo, no Provoca nesta terça-feira (4).
Ao fazer uma relação entre arte e tecnologia ao longo da história, Tas pergunta os motivos da população ter tanta excitação com a tecnologia atualmente. Dantas rebate o apresentador e afirma que a excitação está menor, pois os aparelhos se tornaram a vida da população.
“A tecnologia se naturalizou de uma certa forma, pois ela é a vida. Não dá para olhar de uma maneira diferente. O celular faz parte da sua mão. Não é algo externo”, explica.
Na visão do curador, o grande desafio atualmente é a união entre arte e biologia. Ele destaca que essa é uma área pouco explorada pelos artistas, mas que possui um potencial imenso para aprimorar as obras de arte.
Leia também: “Elite brasileira só vai ao museu na Europa”, diz o criador de museus Marcello Dantas
Tas cita os estudos do entrevistado em plantas e rituais e quer saber como influencia o trabalho dele. Ele destaca as substâncias colhidas das plantas.
“Essas coleções de plantas que os estudos ancestrais possuem levam a gente para um lugar paralelo de consciência que permite enxergar um novo lugar. Coisa que é muito difícil de enxergar do plano em que estamos. É uma espécie de satélite que te joga pra cima e deixa ver o que está em jogo”, conta.
Dantas lista ayuhasca, cogumelos e sassafrás como alguns desses elementos retirados das plantas que dão essa sensação.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS