Marcelo Tas conversa com a empresária e chef de cozinha Janaína Torres Rueda no Provoca desta terça-feira (22).
Política é tema do programa. Política e comida se misturam nos restaurantes de Rueda? A dúvida de um internauta gera um grande debate no programa. A chef garante que seus salões são democráticos, ouve todas as opiniões e diz não ser “nem de direita, nem de esquerda”.
“Gosto de votar em pessoas. Posso até estar errada. Mas gosto de conhecer a pessoa antes de votar. Pela pessoa política, eu dou o meu voto. Falo dos meus votos abertamente”, afirma.
Na sequência, a empresária garante que comer é um ato político e é possível mudar a política de um país apenas com alimentação.
Leia também: Janaína Torres Rueda conta primeiros contatos com comida e caminho até se tornar chef
“É nítido que tenhamos aulas de artes e educação física. Mas por qual motivo nós não temos em escolas públicas alimentação e nutrição? Isso é no mundo todo. Eu trabalhei em escolas públicas de São Paulo por cinco anos. Fizemos um trabalho interessante e emocionante. Toda terça-feira, largava tudo, saia de casa às 6h, fazia compras, ia para a ETEC e treinava 60 cozinheiras das escolas. Ao todo, 60 escolas recebiam alimentos in-natura no lugar de alimentos ultraprocessados”, conta.
Ao todo, o projeto ajudou 3000 escolas, onde os alunos passaram a se alimentar com produtos de melhor qualidade.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS