O que é “transição religiosa”? Antrópologo Juliano Spyer explica fenômeno que acontece no Brasil
No Provoca, pesquisador conta detalhes do aumento da comunidade evangélica e queda dos cristãos
05/09/2023 22h30
O Provoca recebe o antropólogo digital, escritor e educador Juliano Spyer, autor, dentre outros, do livro ‘Povo de Deus’, finalista do Prêmio Jabuti em 2021, nesta terça-feira (5).
Marcelo Tas apresenta um dado do IBGE sobre religião, que diz que o Brasil terá um número maior de evangélicos comparado aos de católicos em 2032. Spyer passou os últimos anos estudando a “transição religiosa”, já que somos o país mais católico do mundo atualmente. O apresentador pergunta se a projeção irá se cumprir. Na visão do antropólogo, sim.
“É um movimento que reflete o que aconteceu no Brasil nos últimos 50 anos. Tem tanto a ver com isso que o país se tornou vanguarda nesse experimento”, explica.
Ele se aprofunda mais no tempo e afirma que a “transição religiosa” está diretamente ligada com as mudanças climáticas. Entre 1979 e 1985, houve um período de seca profunda no Nordeste, causando a morte de 3,5 milhões de pessoas e uma forte migração para o sudeste.
Leia também: Academia Brasileira de Cinema anuncia filmes pré-selecionados ao Oscar 2024
“Pessoas que sobreviviam por meio da terra, rapidamente, são incorporadas a essa lógica da cidade. Criou um choque profundo. Pessoas acostumadas a um ritmo especifico, chegam na cidade e lidam com uma inversão desse ritmo”, explica.
Dessa maneira, as igrejas se tornaram um lugar de refúgio para essas pessoas.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS