Sesc 24 de Maio e Theatro Municipal levam programação gratuita para o centro de São Paulo
Primeira edição do “Primavera no Centro” irá acontecer neste domingo (24) com atividades culturais das 11h às 17h
21/09/2023 12h41
O “Primavera no Centro”, resultado de uma parceria entre o Sesc 24 de Maio e o Theatro Municipal de São Paulo, vai ocupar as ruas do centro de São Paulo neste domingo (24).
A programação gratuita irá contar com atividades culturais das 11h às 17h.
Confira a programação completa:
Música
Orquestra Furiosa às 11h na Praça Ramos: Formada por 38 jovens talentos formados na Escola do Auditório Ibirapuera, apresenta um concerto com repertório apenas com músicas brasileiras sob a regência do maestro Nailor Proveta.
Vozes do Lírico – Com Coro Lírico Municipal, às 13h, na Praça Ramos: Sob regência da maestra Érica Hindrikson, o concerto de quarenta minutos traz músicas dos compositores Puccini, Verdi, Mozart, Rossini e Bizet.
Cortejo Bloco Preto Zumbiido Afropercussivo, às 14h: O bloco foi criado pela ZUMBIIDO, uma comunidade africano-ascendente por essência, organizada em 2007 pela união de homens pretos e mulheres pretas de propósito. Tem forte influência do samba afro e samba reggae, além de diversos outros ritmos tradicionais africano diaspóricos e do continente africano.
Bailão Forrozeiro, às 17h, na Praça Ramos: Com apresentação musical do Bando de Régia, contará com a presença de poetas populares cordelistas no cerimonial, compartilhando memórias afetivas do forró. Também terá a participação especial do Quarteto de Cordas da cidade.
Atividade física
Basquete 3x3, das 11h às 17h, na Rua 24 de Maio: A atividade conta com a animação de DJs e MCs.
Feira
POCket POC CON, das 11h às 17h, na Rua 24 de Maio: Feira expositiva LGBTQIAP+ que costumeiramente acontece pré-parada, apresenta uma versão reduzida, com autores de histórias em quadrinhos e artistas gráficos.
Artes manuais
Repertório das Mãos, na Rua Conselheiro Crispiniano – Com Ateliê Vivo, às 11h: Introdução ao mundo têxtil para investigar através das linhas, retalhos, desenhos e agulhas, nossos mundos interiores. O processo criativo aborda exercícios de desenho, tecelagem manual, estamparia, bordado em talagarça e colagem têxtil.
Xilomóvel Ateliê Itinerante – Oficina de Impressão de Clichês, das 11h às 17h, na Rua Conselheiro Crispiniano : Impressão de matrizes de xilogravura recortadas.
Criação de um caderno de artista, usando cianotipia e encadernação artesanal, na Praça Ramos – Com Ateliê, Lab PinRolê e Roberto T. Araki como convidado, das 11h às 14h: processo de impressão fotográfica que produz imagens em ciano.
Quadradinho em Crochê, na Rua Conselheiro Crispiniano – Com Homem na Agulha, das 14h às 17h: Aula de crochê
Percurso Histórico com Câmera Escura e Retrato com Fotografia Pinhole, tendo como ponto de encontro a bilheteria do Theatro – Com Ateliê/Lab PinRolê – convidados: Flávio Nascimento e João Allison, das 14h às 17h: Saída ao entorno do Theatro Municipal e do Sesc 24 de Maio, com câmera escura, para o reconhecimento e registro fotográfico de alguns prédios icônicos, em meio ao Centro Histórico.
Dança
Performance “TRAMA” de Laila Padovan, das 12h às 16h, na Rua 24 de Maio, em frente ao Sesc: Criada a partir da segunda residência artística “Da Rua ao Theatro”, é uma performance itinerante de dança, na qual o espectador é convidado a realizar uma trajetória nas ruas do entorno do Theatro Municipal.
Baile Black com Nelson Triunfo, às 14h, na Rua 24 de Maio: De forma dinâmica ao lado de quatro bailarinos, Nelson Triunfo apresentarará coreografias, e ao final, o público participará, como nos bailes black.
Literatura
Leitura Surpresa – Com Sarau do Binho, das 13h às 16h30, itinerante: Com pílulas de apresentações de 15 a 20 minutos, integrantes do Sarau do Binho circulam entre o público e oferecem a possibilidade de conhecer obras literárias periféricas mais de perto, lendo pequenos trechos.
Circo
Habilidades Circenses – Com Bella Cia, das 11h às 17h: Vivência que proporciona explorar diferentes habilidades como acrobacias básicas de solo e andar de pernas-de-pau. Malabarismos com diversos materiais como argolas, diabolôs, pratos, claves, devil stick, escovas de dentes, arames e outros.
Circo Fubanguinho, na Rua Conselheiro Crispiniano – Com Trupe Lona Preta, às 15h: Um espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.
Visita guiada
(Re) Entorno: Um percurso de descoberta do entorno ao Theatro Municipal, às 13h, tendo como ponto de encontro a bilheteria do Theatro: O público será convidado a caminhar e refletir sobre o entorno do Theatro Municipal, referência artística no centro da cidade, a partir da trajetória de artistas do circo, do hip hop, da música e da literatura. Após a caminhada haverá uma troca de experiências e reflexões.
Público infantil
Capuêra Angola Pequena, Filha da Natureza, das 11h às 12h20, na Rua 24 de Maio: Capoeira voltada para as crianças de até seis anos e seus responsáveis. A proposta é vivenciar a capoeira sem a necessidade de acrobacias. Ao longo das aulas os participantes irão perceber que estão realizando a movimentação com naturalidade sem necessidade de um corpo atlético.
Kombi dos Sonhos, das 11h às 17h: Instalação com estações de brincadeiras para crianças de até seis anos acompanhadas de adultos de referência.
Espaço de Brincar – no térreo do Sesc 24 de Maio, das 11h às 17h: Espaço lúdico destinado a bebês e crianças de 0 a seis anos com a finalidade de promover a interação e convivência entre elas com a participação de seus responsáveis. Durante o Primavera no Centro, o Espaço de Brincar acontece no Térreo, na entrada da unidade.
Trilogia Circo – Teatro Lambe Lambe – Com Ciclistas Bonequeiros, das 12h às 16h: Teatro de bonecos, sobre o universo circense, encenadas em caixas acopladas em bicicletas personalizadas.
Jogos de Tabuleiro pelo Mundo, das 13h às 17h, na Rua Conselheiro Crispiniano: Oficina sobre jogos de tabuleiros que representam diferentes culturas do mundo. Os jogos serão divididos por continentes e de seus países. A seleção de jogos para a atividade contemplará jogos típicos e inspirados nos países escolhidos.
Jogos e Brincadeiras Originárias, das 15h às 16h30, na Rua 24 de Maio: A “Oficina de Jogos e Brincadeiras” tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de jogos e brincadeiras dos povos indígenas do Brasil.
REDES SOCIAIS