O rei Charles III discursou na manhã desta quinta-feira (21) no Parlamento da França.
Essa é a primeira vez na história que um monarca britânico discursa para legisladores do país vizinho, que costuma apresentar uma postura anti-monárquica desde que se tornou uma república, há mais de 200 anos.
Em um discurso de 20 minutos, ele falou ora em inglês e ora em francês. Um dos assuntos de destaque que abordou durante a fala, foi sobre a necessidade de parceria entre os dois países. “O Reino Unido será sempre um dos aliados mais próximos da França e um dos seus melhores amigos”, expõe.
A rainha Elizabeth II, que morreu no ano passado, chegou a discursar para a Câmara e o Senado há alguns anos atrás, em 2004, entretanto, isso ocorreu dentro da sala de conferências.
Charles ainda agradeceu as homenagens prestadas durante a visita que completa dois dias nesta quinta (21), ressaltou o apoio à Ucrânia e fez questão de chamar atenção para o aquecimento global e as alterações climáticas.
"Apesar da escala e gravidade dos desafios que o nosso planeta enfrenta, é encorajador ver as medidas tomadas pelos nossos governos, pelos nossos cidadãos", ressalta.
Leia também: Opinião debate o Setembro Amarelo nesta quinta-feira (21)
REDES SOCIAIS