Entretenimento

Masp inaugura em outubro a mostra coletiva ‘Histórias Indígenas’

Exposição traz mais de 280 obras que abordam diferentes perspectivas sobre povos originários de quatro continentes


09/10/2023 16h52

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em colaboração com o Kode Bergen Art Museum, inaugura no dia 20 de outubro a mostra coletiva 'Histórias indígenas'. A nova exposição, que deve ocupar as galerias do 1º andar e 2º subsolo, ficará disponível ao público até 25 de fevereiro de 2024.

A mostra traz diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas de regiões da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia, com a curadoria de artistas e pesquisadores indígenas ou de ascendência indígena. Ao todo, são 285 obras de várias mídias e tipologias, origens e épocas, de aproximadamente 170 artistas.

A coletiva compreende oito núcleos: sete dedicados a diferentes regiões do mundo, sendo eles, Relações que nutrem: família, comunidade e terra, do Canadá; A construção do "eu", do México; Histórias de pintura no deserto, da Austrália; Pachakuti: o mundo de cabeça para baixo, do Peru; Rompendo a representação, dos Maori, da Nova Zelândia; Tempo não tempo, do Brasil; Várveš: escondidos do dia, dos Sami, da Noruega e um núcleo temático organizado por todos os curadores da mostra, intitulado Ativismos.


De acordo com comunicado do museu, para compreender a exposição, é importante levar em conta o significado particular do termo “história”, que abrange tanto a ficção quanto a não ficção, relatos históricos e pessoais, de natureza pública e privada, em nível micro ou macro, possuindo, assim, um caráter mais polifônico, especulativo, aberto, incompleto, processual e fragmentado do que a noção tradicional de História.

Para celebrar a abertura da exposição, no dia 21 de outubro, a partir das 10h, o Masp também organiza um grande seminário internacional, com a participação de curadores e artistas que integram “Histórias indígenas”. Na ocasião, haverá mesas de debate durante todo o dia, gratuitas e abertas ao público.

Leia também: Netflix divulga trailer e data de estreia da 6ª e última temporada de “The Crown”; assista

A mostra, que tem disponíveis recursos de acessibilidade, será ainda acompanhada por um grande catálogo publicado em edições separadas em português e inglês, reproduzindo as obras exibidas, e por ensaios escritos por curadores da exposição.

Após exibição no Masp, as obras deverão seguir para o Kode, museu localizado na cidade de Bergen, na Noruega, onde deverão ficar em cartaz de abril a agosto de 2024.

Vale destacar que o programa do ano, voltado a "Histórias indígenas" (2023), dá sequência às exposições dedicadas às histórias no MASP, que acontecem desde 2016 e incluem Histórias da infância (2016), Histórias da sexualidade (2017), Histórias afro-atlânticas (2018), Histórias das mulheres, histórias feministas (2019), Histórias da dança (2020) e Histórias brasileiras (2021-22).


Serviço

Data: 20 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024
Local: MASP, Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: Terça grátis. Terça, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h); fechado às segundas
Agendamento on-line obrigatório pelo link. 
Valor ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)

Leia também: 'De Volta Ao Novo': Jota Quest lança primeiro álbum de estúdio desde 2015


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conflito Israel-Hamas é tema do Legião Estrangeira desta quarta (11)

Som do Mar: TV Cultura exibe talk show comandado por Marina Person nesta quinta-feira (12)

Palestina x Israel: reunião do Conselho de Segurança da ONU termina sem consenso

Cantor suspeito de assassinar dentista em Araras (SP) é preso

Israel x Palestina: nova onda de ofensivas matou ao menos 1,3 mil pessoas