O Balé da Cidade de São Paulo estreia uma nova temporada nesta quinta-feira (19), que vai até o dia 27 de outubro.
A companhia, que completou 55 anos em 2023, apresenta “Sixty Eight em Axys Atlas”, de Alejandro Ahmed, baseada na obra de John Cage, e “Variações”, de Davi Pontes, artista que integra o elenco da 35ª Bienal de São Paulo no Pavilhão do Parque Ibirapuera até 10 de dezembro.
Ambos os trabalhos investigam as potencialidades do corpo humano enquanto aparato de movimento e questionam os simbolismos atribuídos pelo senso comum a seus direcionamentos.
Ahmed, que assumiu no mês de agosto a direção artística, assina agora a primeira temporada na direção do corpo artístico do Theatro Municipal. O artista, nascido no Uruguai, mas no Brasil desde os três anos, é reconhecido pela trajetória como coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino da companhia Cena 11, em Florianópolis.
Leia também: Conheça sete podcasts do Spotify dedicados à saúde mental e bem-estar
Se na apresentação de 2022 os instrumentos eram executados pelos músicos da Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência de Alessandro Sangiorgi, desta vez quem fica a cargo da execução da partitura algorítmica de John Cage é o coletivo mineiro O Grivo. Em diálogo com a peça, eles recriam, por meios eletrônicos, os processos de indeterminação desta obra, assim como a duração dos mesmos sons e dos silêncios.
“Variações”
Na obra, o coreógrafo e pesquisador Davi Pontes explora as capacidades radicais do ato de fazer uma pose. O carioca graduou-se em Artes pela Universidade Federal Fluminense e é mestre em Artes pela mesma instituição.
Com 31 bailarinos em cena se revezando em uma plataforma, eles executam imagens de arquivos pessoais que se repetem e se recombinam, desafiando formas de viajar no tempo e a linearidade. Um jogo que brinca e questiona, aponta e esgarça os limites e perigos de uma história única. Os ingressos estão à venda e os valores vão de R$ 12 a R$ 84. A classificação indicativa é de 18 anos.
Leia também: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa nesta quinta-feira (19)
Sobre o Balé da Cidade de São Paulo
Foi criado no dia 7 de fevereiro de 1968 como corpo de baile municipal para acompanhar as óperas do Theatro Municipal e se apresentar com obras do repertório clássico. Em 1974, sob a direção de Antônio Carlos Cardoso, assumiu o perfil de dança contemporânea que orienta sua proposta até hoje.
Desde a década de 1970, a companhia é um constante laboratório de pesquisa e desenvolvimento da dança brasileira, reconhecida por encorajar e estimular os intérpretes por meio de mostras coreográficas, despontando alguns dos mais renomados coreógrafos nacionais.
A bem-sucedida carreira internacional da companhia teve início com a participação na Bienal de Dança de Lyon, na França, em 1996. Desde então, as turnês internacionais são aclamadas tanto pela crítica especializada quanto pelo público de todos os grandes teatros por onde passa.
Serviço
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº. Sé - São Paulo, SP
Duração: Aproximadamente 80 minutos
Elenco de “Sixty Eight em Axys Atlas”: Ana Beatriz Nunes, Antonio Carvalho Jr., Ariany Dâmaso, Bruno Rodrigues, Camila Ribeiro, Carolina Martinelli, Fabiana Ikehara, Fernanda Bueno, Isabela Maylart, Jéssica Fadul, Leonardo Muniz, Luiz Crepaldi, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Marcio Filho, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Victoria Oggiam e Yasser Díaz.
Elenco de “Variações”: Alyne Mach, Ana Beatriz Nunes, Ariany Dâmaso, Bruno Gregório, Bruno Rodrigues, Camila Ribeiro, Carolina Martinelli, Cleber Fantinatti, Erika Ishimaru, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno, Grécia Catarina, Harrison Gavlar, Isabela Maylart, Jéssica Fadul, , Leonardo Hoehne Polato, Leonardo Muniz, Leonardo Silveira, Luiz Crepaldi, Luiz Oliveira, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Marcio Filho, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Victor Hugo Vila Nova, Victoria Oggiam e Yasser Díaz.
REDES SOCIAIS