No Provoca desta terça-feira (24), Marcelo Tas entrevista Andreas Kisser, guitarrista, músico e compositor brasileiro conhecido por ser membro da icônica banda de heavy metal Sepultura desde 1987.
O Sepultura é uma banda que faz sucesso no mundo todo, não apenas no Brasil. Ao longo dos quase 40 anos de estrada, foram mais de 80 países visitados para os shows. Tas pergunta como fazer heavy metal do jeito brasileiro. Kisser afirma que o primeiro passo foi ir para o exterior e ver o país de fora.
“O brasileiro sempre achou que as coisas de foram eram melhores. A gente gostava mais dos produtos europeus e norte-americanos do que as brasileiros. Não gostava de samba e das coisas daqui. A partir do momento que fomos para fora e vimos o país de longe, vimos que o Brasil é um país único, não tem nada parecido. Temos uma riqueza musical absurda e, aos poucos, fomos incorporando isso”, explica.
O guitarrista admite que ouviu muitos estereótipos do Brasil quando esteve no exterior. Então, uma maneira de quebrar esse preconceito foi colocar elementos do cotidiano nas letras das músicas.
Leia também: Brasil Jazz Sinfônica convida Lô Borges e DoContra para concertos em São Paulo
“A música está impregnada na cultura brasileira. Em qualquer lugar que você vai, alguém está batendo caixinha, ouvindo um samba ou fazendo uma música. Tem que ter música numa festa brasileira. Então, começamos incorporar isso”, completa.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS