Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No Provoca desta terça-feira (24), Marcelo Tas entrevista Andreas Kisser, guitarrista, músico e compositor brasileiro conhecido por ser membro da icônica banda de heavy metal Sepultura desde 1987.

Impossível falar de Andreas Kisser e não citar o Sepultura. No próximo ano, a banda completa 40 anos de existência. Tas afirma que a banda soube se reinventar ao longo dos anos e pergunta como isso foi possível. O guitarrista responde que o segredo é “ser honesto com você mesmo”.

“É aquela história de você conversar consigo mesmo. Respeitar o momento. Não fique copiado coisas que não existem mais”, explica.

Além das mudanças, Tas quer saber como ele lida com o passado e se existe alguma aresta com os irmãos Cavalera. Kisser não esconde que existem vários problemas com os dois, mas aprendeu a lidar com isso.

Leia também: Andreas Kisser se abre e fala sobre luto pela morte de sua esposa: “Há dias difíceis, mas sempre evoluindo”

“A decisão de sair banda foi deles. Não foi a gente que mandou embora. Eles estavam com outras ideias. Muita gente fala que eu fiquei com o Sepultura, como se fosse algo pronto. Não foi assim. Tivemos muito o que reconstruir”, completa.

A audiência ainda questiona se é possível reunir todos os ex-integrantes numa celebração de 40 anos da banda. Ele diz que não é algo simples e são muitos problemas a se resolver.

“É muito fácil falar de fora. A questão não é só mágoa. É um monte de coisa. Tem a ver com um monte de coisa. Não é só pessoal e sentimental, mas também profissional e confiança. Muita coisa. E por quais motivos faríamos isso? Passou, velho. Estamos em um momento muito diferente, talvez o melhor da nossa história. Consigo ver o que acontece no Sepultura de forma ampla. E não tomar decisões através de picuinha”, finaliza.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo:

Leia também: Brasil Jazz Sinfônica convida Lô Borges e DoContra para concertos em São Paulo