Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem\TV Cultura
Montagem\TV Cultura

Nas últimas semanas, uma polêmica parou as redes sociais. Com a música ‘Magia Amarela', lançada no dia 17 de outubro, as cantoras Juliette e Duda Beat foram acusadas de copiar o projeto audiovisual do álbum 'AmarElo', do rapper Emicida.

A canção fazia parte de uma campanha da empresa Bauducco. Como consequência da repercussão negativa, a marca cancelou o projeto e declarou que as artistas não tiveram participação na criação do trabalho e apenas interpretaram a música-tema.

Confira abaixo outras acusações de plágio envolvendo artistas brasileiros:

1) Matheus Fernandes x James Blunt

A canção ‘Coração Cachorro’, interpretada pelos cantores Ávine Vinny e Matheus Fernandes, virou hit nas paradas brasileiras por conta do seu refrão contagiante: “Auh\Late, coração cachorro, late, coração”.

Entretanto, o famoso “Auh” e a melodia da canção é a mesma de ‘Same Mistake’, de James Blunt.

Após ter conhecimento do caso, Blunt reivindicou a autoria do refrão e, depois de um acordo judicial, o britânico passou a ter 20% dos direitos autorais da música dos cantores brasileiros.

2) Melody x Grupo Aqua

A música ‘Barbie de Chapéu’, interpretada pelas cantoras Melody e Paula Guilherme, foi removida, no dia 25 de julho deste ano, do Youtube e de outras plataformas digitais, após a produtora Universal Music reivindicar os direitos autorais.

O single em questão utiliza a melodia de ‘Barbie Girl’, música lançada, em 1997, pelo grupo Aqua.

3) Juliette x Pabllo Vittar

Isso mesmo que você leu. Juliette também já foi envolvida em outras polêmicas relacionadas a plágio.

A paraibana causou alvoroço nas redes sociais ao lançar, em 2021, a capa de seu primeiro EP. Os internautas disseram que a cantora havia copiado a capa do single 'Indestrutível', de Pabllo Vittar.

Em ambas as capas, é utilizado o efeito de prisma, que distorce as fotografias e replica os rostos das artistas diversas vezes até formarem um círculo.

Após a repercussão negativa, Juliette apagou a primeira versão da capa e divulgou uma nova imagem em suas redes sociais. O caso não teve ação judicial.

4) Jorge Ben Jor x Rod Stewart

Jorge Ben Jor processou o cantor inglês Rod Stewart, por utilizar, em “Da Ya Think I’m Sexy?”, a mesma melodia de sua canção “Taj Mahal”.

Stewart acabou reconhecendo que sua música era um plágio da faixa do artista brasileiro, mas afirmou que não foi intencional.

A ação judicial foi favorável a Jorge Ben Jor e a indenização foi repassada como doação à Unicef (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância).

5) Toninho Geraes x Adele

O compositor Toninho Geraes acusou a cantora Adele de copiar, em ‘Million Years Ago’, a melodia de sua canção ‘Mulheres’, interpretada por Martinho da Vila e pela cantora Simone. O caso tomou conta das redes sociais em 2021.

Toninho quer receber royalties e ser creditado na música da artista britânica. O caso ainda não foi à júri.

Veja imagens: Webstory: Além de Juliette: Cinco acusações de plágio envolvendo artistas brasileiros