Entretenimento

Carnaval 2024: veja enredos das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo

Desfiles no Sambódromo do Anhembi estão marcados para os dias 9 e 10 de fevereiro


08/11/2023 00h30

O pré-carnaval na cidade de São Paulo acontece entre os dias 3 e 4 de fevereiro, enquanto a festividade vai de 10 a 13.

Os desfiles do Grupo Especial foram definidos em sorteio no mês de julho pela Liga das Escolas de Samba e estão marcados para os dias 9 e 10 de fevereiro.

Veja imagens: Webstory: Confira os enredos das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo

A seguir, confira a ordem:

9 de fevereiro

Camisa Verde e Branco;

Barroca Zona Sul;

Dragões da Real;

Independente Tricolor;

Acadêmicos do Tatuapé;

Mancha Verde;

Rosas de Ouro.

10 de fevereiro

Vai-Vai;

Tom Maior;

Mocidade Alegre;

Gaviões da Fiel;

Águia de Ouro;

Império de Casa Verde;

Acadêmicos do Tucuruvi.

Qual o samba-enredo de cada uma delas?

Camisa Verde e Branco

Em 2024, a Camisa Verde e Branco irá apresentar o enredo “ADENLA - O Imperador nas terras do Rei”, que tem como personagens principais o orixá Oxossi, Rei de Ketu e o ex-jogador Adriano Imperador, em uma proposta que traz como mensagem o poder de quebrar barreiras e que cada um pode se tornar tudo o que desejar.

Barroca Zona Sul

Para celebrar meio século de história, a trajetória da escola do Jabaquara será contada no Sambódromo do Anhembi na primeira noite do desfile do Grupo Especial.

Intitulado de “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba, por isso que nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul”, a frase é uma espécie de grito de guerra dos componentes.

Dragões da Real

Com o título “África, uma constelação de reis e rainhas”, o enredo da Dragões da Real, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas, abordará narrativas sobre reis e rainhas que marcaram o mundo com suas histórias de luta, coragem, e serviram de inspiração para a humanidade.

Independente Tricolor

Sétima colocada no Grupo Especial do Carnaval 2023, a Independente Tricolor levará para a avenida o enredo “Agogie, A Lâmina da liberdade!”, desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos.

Ele abordará a história de um exército composto somente por mulheres, chamado de Agogie, que protegiam o Reino do Daomé, atual Benin, e que se tornaram conhecidas pela bravura e agilidade nas lutas.

Acadêmicos do Tatuapé

Após Paraty, a Acadêmicos do Tatuapé cantará sobre a Mata de São João, com o enredo “Mata de São João – Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”.

A cidade é conhecida pelas praias paradisíacas e pela rica cultura local. Em texto publicado nas redes sociais, a escola também explica que o local abriga importantes reservas naturais, como a Reserva de Sapiranga e a Praia do Forte, que oferecem uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas, mergulho e observação de animais. Além de ser conhecida por suas festividades religiosas, como a Festa de São João Batista.

Mancha Verde

A escola alviverde irá levar para o sambódromo um enredo cujo título é “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.

O tema é proposto em meio a uma sociedade que sofre com mudanças climáticas efetivas, muitas delas ocasionadas pela ação e descaso do próprio homem, em busca de promover debates de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Rosas de Ouro

Em 2024, a Rosas de Ouro irá homenagear o Parque do Ibirapuera, que completa 70 anos e é um marco para a cidade de São Paulo.

Com o enredo “Ibira 70”, a escola de samba abordará a importância do espaço que abriga diferentes atrações culturais, esportivas e arquitetônicas ao longo de mais de 1.500.000 m².

Leia também: Carnaval 2024: veja enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Vai-Vai

Maior campeã do Carnaval de São Paulo, a Vai-Vai apresentará o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”, desenvolvido por Sidnei França.

O desfile busca celebrar os 40 anos do Hip Hop no Brasil e exaltar a arte urbana por meio de suas vertentes – DJ, MC, Break e Graffiti.

Tom Maior

A escola levará para o Anhembi o enredo “Aysú – uma história de amor”. Desenvolvido por Flávio Campello e com a contribuição de Bruno Freitas, Erick Nakanome e Felipe Diniz, se trata de uma releitura indígena da história de Orfeu.

Mocidade Alegre

Em 2024, a Mocidade Alegre deseja rever a identidade brasileira, e ainda assim, festejar a história do país em conjunto com o poeta Mário de Andrade.

As viagens que o escritor fez pelo território nacional vão guiar o enredo da Morada, que irá percorrer o norte, sudeste e nordeste em um encontro com o povo e a cultura popular. Denominado de “Brasiléia Desvairada”, o enredo é do carnavalesco Jorge Silveira e do enredista Leonardo Antan.

Gaviões da Fiel

Com um jejum de vinte anos sem títulos no Grupo Especial, para se apresentar no dia 10 de fevereiro, a Gaviões levará o enredo “Vou te levar pro infinito”.

O título do tema, desenvolvido pelos carnavalescos Júlio Poloni, Rodrigo Meiners e Rayner Pereira tem inspiração em um dos sambas de maior popularidade da folia paulistana, “Coisa boa é para sempre”, de 1995, quando a escola oriunda da maior torcida organizada do Corinthians conquistou o primeiro de seus quatro títulos.

Águia de Ouro

Em seu desfile, a Águia de Ouro abordará os 100 anos da Rádio Nacional, que terá como parceiro o radialista de longa data Eli Corrêa.

Os brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio no dia 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência, quando foi veiculado o discurso de Epitácio Pessoa, presidente da República na época.

Império de Casa Verde

Após conquistar a terceira colocação em 2023 com o enredo “Império dos Tambores”, o Império de Casa Verde homenageará Fafá de Belém.

Assinado por Leandro Barboza, o enredo “A cabocla mística em rituais da floresta” exaltará a cantora por aspectos de sua vida e carreira que se relacionam misticamente com a amazonidade das tradições, festejos culturais e religiosos dos povos originários e ribeirinhos”.

Acadêmicos do Tucuruvi

A Acadêmicos do Tucuruvi levará para a avenida o enredo “Ifá”, com desenvolvimento dos carnavalescos Dione Leite e Yago Duarte e pelos pesquisadores Vinícius Natal e Renato Carvalho.

“Nossa proposta é observar o oráculo de Ifá não somente como um jogo de adivinhação, mas, também, como uma filosofia e olhar singular para a vida segundo os preceitos e princípios Yorùbá”, esclarece a sinopse.

Leia também: Liderado por Vintage Culture, festival Só Track Boa anuncia datas para edição de São Paulo de 2024

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF pede ao STF abertura de inquérito contra Nikolas Ferreira por chamar Lula de “ladrão”

Carnaval: metrô e CPTM funcionarão com regime especial para desfiles das escolas de samba de SP

Agência Nacional de Energia Elétrica aplica multa de R$ 165 milhões a Enel por apagão em SP

Carnaval: mais de 3 milhões de veículos devem deixar SP pelas principais rodovias

“Enem dos Concursos”: inscrições terminam nesta sexta-feira (9); veja como participar