"É preciso de uma regulação das plataformas de streaming", afirma Margareth Menezes
Discussão sobre regulamentação surge pelo baixo retorno financeiro das empresas aos artistas
20/11/2023 22h01
No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o Roda Viva recebe a cantora, compositora, atriz e atual ministra da Cultura Margareth Menezes.
Esse é o primeiro cargo público da artista baiana, mas a trajetória como cantora é permeada de projetos sociais no país com a maior população negra do mundo fora do continente africano. Ela também foi eleita como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo na lista da Most Influential People of African Descent.
No programa, a ministra fala sobre a regulação das plataformas de áudio. A discussão surge pelo baixo retorno financeiro das empresas aos artistas.
“Desde 2003, quando Gilberto Gil era ministro da Cultura, ele fala sobre a questão da regulação. O Brasil é um dos países que mais consome streamings, que mais dá retorno às plataformas. É preciso haver uma regulação, porque estamos falando de aspectos de direito aos trabalhadores, direitos autorais. Queremos uma remuneração justa, sem prejuízos, mas é preciso haver esse conhecimento”, aponta.
“Isso não é uma pauta só do Brasil, é uma pauta do mundo inteiro, alguns países já começaram a ter a regulação, e nós precisamos ter a nossa também”, completa.
A bancada de entrevistadores é formada por Evandro Fióti, artista e CEO da Lab Fantasma, Marcella Franco, editora da Folhinha e do Folhateen, na Folha de S. Paulo, a urbanista e escritora Joice Berth, o gestor cultural Ale Youssef, e Diane Lima, curadora e escritora.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS