O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) a cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Durante o programa, ao falar sobre a letalidade policial que acomete, principalmente, pessoas negras no Brasil, a artista baiana relembra a morte de um primo que aconteceu quando ela tinha cerca de 16 anos.
“Meu primo ajudava muito minha tia. Um dia, ele estava de bicicleta, indo pra casa da minha mãe. Alguém teve a bicicleta roubada, e a polícia pegou ele. Ele foi assassinado. Bateram tanto no meu primo que ele não resistiu. Acabou com a minha tia”, relata.
A ministra afirma que a pasta atua ao lado do Ministério da Justiça para entrar nas comunidades com políticas que façam um “contraponto” à violência, para “cooptar de maneiras positivas os jovens” e resolver a violência policial que, segundo ela, “acomete o povo negro historicamente”.
“Precisamos trazer uma mudança de visão da polícia em relação ao povo negro. Não é questão de defender a violência, porque policiais também morrem nessa guerra, mas, nessa guerra, o jovem negro morre nas mãos dos dois lados”, comenta.
Participam da bancada de entrevistadores Evandro Fióti, artista e CEO da Lab Fantasma; Marcella Franco, editora da Folhinha e do Folhateen, na Folha de S. Paulo; a urbanista e escritora Joice Berth; o gestor cultural Ale Youssef e Diane Lima, curadora e escritora.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS