Entretenimento

Ministério concede título de embaixador da Cultura Brasileira a Seu Jorge

Artista é reconhecido pelo MinC pela trajetória nos diferentes campos das artes


28/11/2023 10h19

O Ministério da Cultura concedeu a Seu Jorge o título de embaixador da Cultura Brasileira nessa segunda-feira (27), em Brasília.

O artista é o primeiro a ser condecorado por meio da Portaria n° 95, publicada no Diário Oficial da União (DOU). Portanto, ele é reconhecido pela pasta por sua destacada e importante trajetória nos diferentes campos das artes.

"Ator que participou, assim como outros, do processo de fortalecimento e internacionalização do cinema brasileiro, Seu Jorge também possui consolidada carreira musical com sucesso no Brasil e no exterior", diz a nota.

O título "é considerado prestação de serviço público relevante, não remunerado e que não acarreta no reconhecimento de vínculo de trabalho". Na prática, o que acontece é que o homenageado licencia automaticamente, ao aceitar a honraria, seus direitos de imagem à União, que vai poder veiculá-las livremente, sem ônus.

Leia também: Primavera Sound São Paulo terá estações de água com distribuição gratuita

A expectativa é que ele possa “a partir de sua atuação e projeção nacionais e internacionais, apoiar na construção de ações que fortaleçam os laços com os países do continente africano, do Caribe e da diáspora, por meio do cinema, da música e da arte”.

Seu Jorge e os futuros agraciados também poderão ser convidados para eventos nacionais e internacionais, mediante prévio agendamento, e colaborarão com a amplificação das iniciativas e promoção internacional do Brasil, inclusive em suas próprias redes sociais e páginas públicas.

Cantor, compositor e instrumentista, ele é um dos principais nomes da música brasileira das últimas duas décadas. De uma família humilde, Jorge Mário da Silva nasceu em 1970 e cresceu em uma favela de Belford Roxo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Ele já recebeu prêmios pelas músicas que lançou, como o de Melhor Cantor no Prêmio Multishow 2009 e o de Melhor Álbum Pop Contemporâneo no Grammy Latino 2012 pelo disco "Músicas Para Churrasco Vol. 1". Como ator, participou de filmes como "Cidade de Deus", "Tropa de Elite 2" e "Marighella".

Assista ao Roda Viva com Seu Jorge:


Leia também: Bianca Andrade fala sobre maquiagem e BBB em entrevista a Marcelo Tas no Provoca



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Liderança do Hamas diz que grupo armado quer novo acordo de trégua com Israel

Prefeitura de São Paulo decreta ponto facultativo e suspende rodízio nesta terça (28)

Lula chega na Arábia Saudita para se reunir com Mohammad bin Salman

Exército indiano chega ao local onde atualmente 41 operários estão presos

Tarcísio caracteriza greve unificada dos metroviários de São Paulo como "ilegal" e "abusiva"