Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará com Mohammad bin Salman nesta terça-feira (28). Mais cedo, o presidente brasileiro desembarcou em Riade, capital da Arábia Saudita. A reunião entre os chefes de Estado deve acontecer por volta das 12h15 (horário de Brasília).
O petista e o primeiro-ministro saudita já haviam se encontrado pessoalmente anteriormente. Na ocasião, eles estavam em Nova Délhi, capital da Índia, para o encontro da cúpula do G20, grupo formado por ministros de finanças e chefes de bancos centrais das nações que têm as 19 maiores economias do mundo, bem como os membros da União Europeia (UE).
Anteriormente, uma eventual reunião entre os dois já havia frustrada duas vezes. O primeiro desencontro aconteceu no mês de junho em Paris, capital da França, quando o petista cancelou a presença em um jantar oferecido pelo príncipe herdeiro. O segundo se deu em setembro, quando a delegação saudita alegou uma “situação de urgência” e desmarcou o compromisso com o brasileiro.
Leia mais: Exército indiano chega ao local onde atualmente 41 operários estão presos
Tarcísio caracteriza greve unificada dos metroviários de São Paulo como "ilegal" e "abusiva"
Vale lembrar que Bin Salman foi quem presenteou Jair e Michelle Bolsonaro, ex-presidente e ex-primeira-dama do Brasil, respectivamente, com joias. Diante da não declaração dos objetos à Receita Federal, o caso se tornou um escândalo nacional e, a família, alvo de investigações.
Riade é o primeiro destino de Lula em uma viagem pelo Oriente Médio e pela Alemanha, que terá como principal compromisso a participação do político na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 28), que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
REDES SOCIAIS