Entretenimento

Conselho Universitário aprova título de Doutor Honoris Causa para Racionais MC’s

O título de "doutor honoris causa" é a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp e, desde a fundação, pelo menos 31 personalidades já receberam a honraria


29/11/2023 11h16

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, nesta terça-feira (28), a outorga do título de 'doutor honoris causa' aos grupos do Racionais MCs.

Leia mais: Spotify Wrapped: Taylor Swift é a artista mais ouvida no mundo e Ana Castela no Brasil

“Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, integrantes dos Racionais, foram reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro. A honraria também ressalta sua atuação política no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção”, afirmou a Unicamp em nota.

O título de "doutor honoris causa" é a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp e, desde a fundação da Universidade Estadual de Campinas, pelo menos 31 personalidades já receberam a honraria da universidade estadual, entre elas, os professores Paulo Freire e Antonio Candido, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer.

A obra dos Racionais MC’s, marcada por quatro álbuns e dois EPs, expressa a realidade das periferias brasileiras, abordando questões como racismo, desigualdade social e violência de Estado.

Em 2022, o grupo participou de uma aula aberta na Unicamp, como parte da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”.

Leia também: Justiça nega pedido de divórcio de Ana Hickmann com base na Lei Maria da Penha

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa Francisco anuncia punição a cardeal conservador opositor, diz jornal

Senado aprova protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul

Acidente deixa trânsito lento na Via Dutra na altura do km 258, em Pinheiral

Argentina divulga números finais da votação: Milei termina com 55,65% e Massa com 44,35%

Afegãos voltam a acampar no Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo