Elza Soares e Milton Santos serão homenageados com esculturas permanentes em SP
Além deles, outras três personalidades negras terão esculturas espalhadas pela capital paulista, são eles: Lélia González, Sylvia de Oxalá e Chaguinhas
06/12/2023 18h19
Personalidades negras como Elza Soares, Lélia González e Milton Santos serão homenageados com estátuas permanentes na capital paulista. A informação foi divulgada em nota, nesta quarta-feira (6), pela Prefeitura de São Paulo.
O nome dos homenageados foi decidido por meio de uma consulta pública realizada, entre os dias 10 e 25 de novembro, em celebração ao Dia da Consciência Negra.
A Ialorixá Mãe Sylvia de Oxalá e Chaguinhas, cabo condenado à morte que inspirou o nome de Liberdade ao bairro paulistano, também terão esculturas espalhadas pelo território paulistano. Os locais onde as esculturas ficarão expostas serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Leia mais: Em meio a “The Eras Tour”, Time elege Taylor Swift como a “Pessoa do Ano”
“Das 390 obras, no acervo de esculturas públicas da cidade, apenas cinco homenageavam pessoas negras. Entre 2021 e 2022, inauguramos mais cinco estátuas e, com esta consulta, estamos muito felizes porque pudemos escolher outras cinco homenagens a personalidades que as pessoas se identificam. Portanto, passaremos de cinco para 15 esculturas", declara a secretária de cultura Aline Torres.
Nos últimos dois anos, a SMC inaugurou cinco novas estátuas de personalidades negras: o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais, a escritora Carolina Maria de Jesus, um dos principais nomes da literatura brasileira, a sambista e pioneira do carnaval paulistano Deolinda Madre (Madrinha Eunice), além do baluarte do samba paulista Geraldo Filme e o vanguardista da música Itamar Assumpção.
Leia também: Hospital divulga boletim médico de Zé Neto: "estável e consciente"
REDES SOCIAIS