Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @SenadoFederal
Reprodução/Twitter @SenadoFederal

Um dos principais símbolos da cultura brasileira, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, agora é oficialmente parte do Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Essa honra foi concedida na semana passada, após a sanção da Lei 14.793 pelo presidente Lula, sem nenhum tipo de veto.

Leia mais: Alec Musser, de "All My Children" e "Gente Grande", morre aos 50 anos

Além de Gonzaga, o registro ainda inclui os Lanceiros Negros do Rio Grande do Sul, o professor Abdias do Nascimento e os potiguares, Felipe Camarão e Clara Camarão, reconhecendo, assim, a contribuição inestimável dessas personalidades para a construção da identidade nacional.

O Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, que também é conhecido como Livro de Aço por ser formado por páginas de aço, fica abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Luiz Gonzaga é eternamente lembrado por ter divulgado a música tradicional do nordeste brasileiro, o baião, nas demais regiões do país e até mesmo internacionalmente. Importante ressaltar que Gonzaga ainda figura entre as personalidades negras de relevância homenageadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP).

Leia também: A ótima HQ que projetou a ante-heroína Eco, hoje estrela de sua própria série