Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @paollaoliveirareal
Reprodução | Instagram @paollaoliveirareal

Com o Carnaval de 2024 chegando, conheça as mulheres que estarão à frente das 12 baterias do Grupo Especial do Rio de Janeiro. 

Nomes Paolla Oliveira, Sabrina Sato e Lexa serão rainhas de bateria da Grande Rio, Vila Isabel e Unidos da Tijuca, respectivamente. Confira todas abaixo!

Rainhas de bateria do Grupo Especial do RJ em 2024:

- Maria Mariá (Imperatriz)

A jovem Maria Mariá, de 21 anos, estará à frente da bateria da Imperatriz Leopoldinense, escola campeã do Carnaval 2023.

Mariá começou na agremiação de Ramos, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, ainda criança na ala mirim. Além disso, ela passou pela ala das passistas antes de ser coroada.

- Erika Januza (Viradouro)

O cargo de rainha de bateria da Unidos do Viradouro, atual vice-campeã da folia carioca, fica com a atriz Erika Januza. A artista está à frente da ‘Furacão Vermelho e Branco’ desde 2022.

Veja imagens: WebStory: Carnaval 2024: Conheça as rainhas de bateria do Grupo Especial do RJ

- Sabrina Sato (Vila Isabel)

Soberana na Vila Isabel, Sabrina Sato será a rainha de bateria da escola neste ano. A apresentadora conhecida pelo bordão “é verdade”, ocupa o cargo desde 2011, ficando afastada da ‘Swingueira de Noel’ somente em 2020, quando o posto foi ocupado por Aline Campos.

- Lorena Raissa (Beija-Flor)

Lorena Raissa, de apenas 16 anos, ficará à frente da bateria da Beija-Flor de Nilópolis. A jovem foi coroada após vencer um concurso interno da escola, em 2022. Com isso, Lorena vai brilhar com a ‘Soberana’ durante os próximos dez anos.

- Evelyn Bastos (Mangueira)

À frente da bateria da Estação Primeira de Mangueira há dez anos, Evelyn Bastos ocupará o cargo mais uma vez.

Ela é filha de Valeria Bastos, rainha histórica da Mangueira da década de 1980, e também é a presidente da escola-mirim da agremiação, a Mangueira do Amanhã.

- Paolla Oliveira (Grande Rio)

No posto desde 2020, Paolla Oliveira vai brilhar na avenida à frente dos ritmistas da Grande Rio. A atriz também já foi a rainha de bateria da escola em 2009 e 2010.

A Grande Rio é famosa por ter celebridades na sua composição’. Nomes como Luciana Gimenez, Deborah Secco, Susana Vieira, Grazi Massafera e Juliana Paes já passaram por ela.

- Viviane Araújo (Salgueiro)

A mais longeva da lista! Viviane Araújo é a rainha de bateria do Salgueiro desde 2008. Neste ano, completa 15 anos à frente da 'Furiosa'.

A atriz, de 48 anos, é considerada a Rainha das Rainhas do Carnaval carioca.

- Mayara Lima (Paraíso do Tuiuti)

Encanta a internet com o seu samba no pé! Mayara Lima é a mulher que vai reinar à frente da bateria Supersom em 2024. Ela cresceu na Paraíso do Tuiuti e era princesa da bateria quando foi chamada para ser rainha no Carnaval de 2022.

- Lexa (Tijuca)

Pela quarta vez, a cantora Lexa irá brilhar como rainha de bateria da Unidos da Tijuca. O cargo da tetracampeã do Carnaval carioca já foi ocupado por famosas como Adriane Galisteu, Gracyanne Barbosa e Juliana Alves.

- Bianca Monteiro (Portela)

Bianca Monteiro é a rainha da ‘Tabajara do Samba’ neste ano. A artista brilha na escola desde 2017.

Valéria Valenssa, Adriana Bombom, Luma de Oliveira e Sheron Menezes também já estiveram à frente dos ritmistas da centenária do Samba.

- Fabíola de Andrade (Mocidade)

O posto de rainha da Mocidade Independente de Padre Miguel neste ano vai ser ocupado por Fabíola de Andrade. Ela já foi musa da escola em 2014 e 2016, mas fez uma pausa para se dedicar à maternidade.

- Tati Minerato (Porto da Pedra)

A Unidos do Porto da Pedra, que está de volta ao Grupo Especial neste ano, vai ter a Tati Minerato à frente da bateria.

Tati reina na agremiação de São Gonçalo desde 2022. Ela se consagrou no samba paulista quando ficou durante anos como rainha de bateria da Gaviões da Fiel, escola onde cresceu.