Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

O Dia Internacional da Mulher é celebrado nesta sexta-feira (8). A data marca a luta por igualdade e o combate ao machismo, bem como a outras formas de violência.

Ao longo da história, feitos e ações de importantes figuras femininas foram deixadas à margem do conhecimento público, ficando distantes de livros didáticos e museus. Como forma de reconhecer o trabalho dessas personalidades, o portal da TV Cultura selecionou dez mulheres que foram capazes de mudar o mundo artístico do qual fizeram parte.

1) Anita Malfatti (1889 – 1964)

Precursora do modernismo no Brasil e portadora de deficiência motora, Anita foi uma das artistas plásticas mais importantes do século XX.

2) Hilda Hilst (1930 - 2004)

Com mais de 40 livros escritos, a poeta e dramaturga é considerada uma das principais escritoras em língua portuguesa da história.

3) Zelda Wynn Valdes (1905 - 2001)

Em um período marcado pela segregação racial, a estilista norte-americana se tornou a pioneira designer negra na alta-costura.

4) Chiquinha Gonzaga (1847 - 1935)

Considerada a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, a compositora ainda escreveu a primeira marchinha de carnaval, "Ó Abre Alas".

5) Alice Guy-Blaché (1873 - 1968)

Por muito tempo esquecida na história, a francesa é considerada a primeira cineasta mulher. Ela é creditada como a criadora de técnicas como a colorização manual e o close-up.

Veja imagens: Webstory: Veja dez mulheres que mudaram a história da arte

6) Marina Abramovic (1946-)

Considerada a “avó da performance”, a artista, nascida na Iugoslávia (atual Sérvia), explora o limite da mente humana a partir da interação com o público.

7) Yayoi Kusama (1929-)

Nascida no Japão, ela é a artista viva que mais vendeu peças no mundo. Seu estilo próprio é caracterizado pelo uso excessivo de bolinhas e experiências imersivas.

8) Ruth de Souza (1921-2019)

Sendo a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ela se tornou referência por meio de seus papéis notáveis no cinema e no teatro.

9) Frida Kahlo (1907-1954)

Uma das principais figuras do mundo das artes, a pintora mexicana também se tornou símbolo de diversos movimentos sociais.

10) Tarsila do Amaral (1886-1973)

Responsável pelo “Abaporu”, a artista plástica se destacou ao mesclar influências cubistas à criação de uma arte genuinamente brasileira.