Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Jorge Bispo/Divulgação
Foto: Jorge Bispo/Divulgação

O Itaú Cultural (IC) homenageia a cantora Maria Bethânia com uma exposição sensorial que convida o público para conhecê-la mais de perto.

Na mostra, que será aberta a partir desta quarta-feira (13), em São Paulo, são tratados o olhar poético da artista e os laços dela com a literatura, destacando sua ligação com autores como Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Pessoa.

Com curadoria de Bia Lessa e da equipe do IC, a exposição, que conta com entrada gratuita e fica em cartaz até 9 de junho, ocupa dois espaços. No térreo, 98 fotos flutuam pela sala, suportadas por cabos de aço, e apresentam a família de Bethânia, onde nasceu, seus amigos, o cotidiano e retratos de shows.

Leia também: Em produção liderada por mulheres negras, “Quarto de Despejo” ganha versão em quadrinhos

Já o primeiro andar é ocupado por uma instalação composta de 47 monitores com imagens documentais de diferentes períodos da obra e da vida dela. Além de revelar dois bordados feitos por ela durante a pandemia: “Rotas do Abismo” e “O Céu de Santo Amaro”, nos quais exprime, por meio de linhas, agulhas e tecido, sua intimidade com a palavra.

Além da exposição, o Itaú Cultural preparou programação especial para celebrar a vida e a obra de Maria Bethânia com ateliê de bordados e shows, entre eles, o de Moreno Veloso, que ocorre nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), às 20h. Também será exibido o filme “Os Doces Bárbaros”, que poderá ser assistido online na plataforma Itaú Cultural Play.

Um bate-papo sobre a cantora para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais na história e no universo artístico da homenageada é realizado pela equipe. A atividade gratuita conta com acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a inscrição é realizada no balcão do IC, por ordem de chegada. Os encontros acontecem sempre às 15 horas, nos dias 19 e 26 de março, 9 e 23 de abril, 14 e 28 de maio e 4 de junho.

Leia também: Amaury Jr. estreia temporada de inéditos na TV Cultura com homenagem a Hebe Camargo

Serviço | Ocupação Maria Bethânia

Abertura: 13 de março, às 20h

Visitação: 14 de março a 9 de junho

Endereço: Avenida Paulista, 149 - São Paulo (SP).