Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Para celebrar os 20 anos no ar com o "Supertônica", na Rádio Cultura FM (103,3), Arrigo Barnabé traz neste sábado (23) uma conversa inédita com o cantor, compositor, instrumentista, ator, cineasta e produtor musical André Abujamra.

O entrevistado foi o primeiro a ser recebido no programa, há duas décadas. A edição especial trata da passagem do tempo e revê histórias e memórias desses últimos anos.

No ar desde março de 2004, "Supertônica - Música Acima de Qualquer Suspeita" partiu da ideia do compositor Arrigo Barnabé, um dos ícones da chamada Vanguarda Paulista.

Da música clássica à música popular, a diluição de fronteiras, as artes visuais, o teatro e a literatura, além de outras áreas do pensamento, como a filosofia, a psicanálise e até mesmo a astrofísica, foram abordadas ao longo desses 20 anos. 

Com a premissa de se discutir a formação do gosto, passaram pelo programa nomes como os compositores Gilberto Mendes, Almeida Prado, Tom Zé e Egberto Gismonti, as atrizes Maria de Medeiros e Bete Coelho, os escritores Valter Hugo Mãe e Milton Hatoum, a artista visual Laura Vinci, o dramaturgo Zé Celso e o cientista político Luiz Carlos Bresser-Pereira. 

Leia também: Metrópolis entrevista Marisa Orth sobre sua nova peça e visita exposição sobre Maria Bethânia

Em seu primeiro ano, o programa recebeu o prêmio APCA na categoria Revelação no Rádio.

Numa primeira fase, Supertônica dividia-se entre entrevistas e quadros gravados junto a grupos e comunidades específicas da capital paulista, como os jogadores de xadrez ou os esgrimistas. Numa segunda etapa, o programa passou a focar nos entrevistados e no seu universo musical. Também vieram as séries “Risco no disco”, em que um vinil era ouvido na íntegra junto a um convidado.

Programas especiais foram realizados em parcerias, como por ocasião da 30ª Bienal de São Paulo. Durante a pandemia, o programa passou a adotar edições temáticas, além de entrevistas gravadas de forma remota.

Para ouvir, basta sintonizar na frequência 103,3 MHz FM, acessar o site Cultura FM ou o app Cultura Play. 

Serviço - Edição 20 anos

Data: 23 de março (sábado), às 23h
Apresentação: Arrigo Barnabé
Produção e direção: Julio de Paula
Frequência: 103,3 MHz FM

Leia também: TV Cultura exibe apresentação inédita de Carminho e Silva com a Brasil Jazz Sinfônica