Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura
Montagem/TV Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (5) questiona a ideia do homem branco com formação acadêmica como a figura de intelectualidade e propõe uma abordagem a partir do viés da negritude.

Para falar sobre esse assunto, Cris Guterres recebe Rosana Borges, jornalista, escritora, doutora em ciências da comunicação e articulista da revista IstoÉ, e Vinícius Santana, licenciado e bacharel em filosofia pela UNICAMP e mestrando em filosofia com o tema “Resistências Negras: a militância prática e teórica em Sueli Carneiro”. A edição vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura.

Leia mais: Fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró chegam ao Rio Grande do Norte

Indígenas que moram perto de áreas tomadas pelo garimpo ilegal apresentam déficit cognitivo

Durante reportagem, a escritora Conceição Evaristo diz que “pensando o intelectual como aquele que é capaz de pensar a nação e também propor alternativas, eu acho que essa intelectualidade não se forma só nos espaços de ensino, ela não se forma só na academia. E o grande exemplo pra gente foi Carolina Maria de Jesus quando, entre cem livros analisados, ‘O Quarto de Despejo’ é apontado como o primeiro livro a se entender a realidade brasileira”.

O programa traz, também, conversas com grandes vozes negras brasileiras, como por exemplo o estudante e influenciador Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP, o sambista Nei Lopes, também escritor e pesquisador, com 46 livros publicados e quatro títulos de Doutor Honoris Causa, e o professor Matheus Gato, membro do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas.