Nos últimos anos, a música latina tem conquistado seu espaço no coração dos brasileiros. O reggaeton, ritmo urbano, é o principal símbolo dessa mudança, com artistas como J Balvin, Karol G, Rosália, Maluma, Ozuna e Bad Bunny.
Apesar do aumento no Brasil, o reggaeton não figura no topo das paradas brasileiras e não bate de frente com sertanejo, funk, trap, samba ou forró, por exemplo. Entretanto, é seguro afirmar que se escuta cada vez mais a música latina no país. Esse movimento é causado por diversos fatores, como festas, fãs e recentes ondas migratórias.
Leia mais: Joe Jonas publica fotos com legenda em português: “Passeando”
O crescimento é tão notável que alguns desses artistas se apresentaram no Brasil recentemente. A lista ainda vai aumentar nos próximos meses, quando a vencedora do Grammy Latino, Karol G, canta em São Paulo, em maio, e no Rock In Rio, em setembro.
Em entrevista ao site da TV Cultura, Rafael Takano, conhecido como DJ Papi Tele, criador de uma das principais festas do ritmo no país, a Súbete, ressaltou que o estilo cresceu muito no Brasil. “A galera fala que não se escuta reggaeton no Brasil só porque não aparece nos rankings do Spotify e isso é uma análise muito rasa”.
A Súbete foi criada em 2019. Nas suas primeiras edições, o público não passava de 200 pessoas. Hoje, a festa faz eventos no Brasil e em outros países para mais de mil pessoas, entre imigrantes e brasileiros de várias origens, com raízes locais ou em outros países da América Latina.
Para o DJ, a cantora carioca Anitta é a principal responsável pelo avanço do ritmo no Brasil. “Ela foi extremamente importante na popularidade, com as parcerias com J Balvin, Maluma e Ozuna”.
Na visão de Papi Tele, as produtoras brasileiras ainda não entenderam como funciona o mercado de música latina no país. “Eles chegam com uma ideia do mercado americano, acham que são a mesma lógica, mas é totalmente diferente. O público imigrante no Brasil muitas vezes não tem um poder aquisitivo tão alto e não dá pra comprar ingressos caros”.
‘Maio Será Bonito’
Karol G, um dos principais nomes da cena do reggaeton, bateu o pé para trazer o show completo da turnê ‘Mañana Será Bonito' para o Centro Esportivo do Tietê, em São Paulo.
Marcada inicialmente para o Espaço Unimed, com capacidade para 8 mil espectadores, a apresentação precisou ser acomodada em uma arena maior, para até 18 mil pessoas.
“O espetáculo está viajando com os aviões cargueiros que levam os telões, o palco, os adereços. Me recusei a dar menos aos brasileiros. Vamos levar a mesma experiência que todo mundo que já assistiu ao show teve. Estou contando os dias para cantar no Brasil”, disse a colombiana em entrevista recente para à Billboard Brasil.
Por conta da vinda da artista do ano do Grammy, Papi Tele revela que está preparando um grande “After” após o show da cantora colombiana. O Dj conta que escolheu um lugar estrategicamente próximo da apresentação.
“Eu estou animado para o show, desta vez a produtora do evento acertou, não levou para um estádio, acredito que foi bem passado. Vai ser lindo, já estou emocionado só de falar”, brinca.
Leia também: The Death of Slim Shad: Eminem anuncia novo álbum com a morte de personagem
REDES SOCIAIS