Em 2024, o Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, volta a dedicar um espaço na agenda para exposições exclusivamente de fotografia, com obras de artistas nacionais e internacionais com o Maio Fotografia no MIS.
Com curadoria de André Sturm, integram esta edição, que é aberta ao público a partir desta sexta-feira (10), séries individuais de: Sebastião Salgado, Thereza Eugênia, Sergio Poroger, Gabriel Chaim e Bruno Mathias.
“50 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS EM PORTUGAL”
Salgado apresenta uma série inédita com curadoria de Lélia Wanick Salgado. A partir de registros feitos na década de 70 em Lisboa, na cobertura da Revolução dos Cravos, a atração exibe fortes imagens que vem à público pela primeira vez no aniversário de um dos maiores marcos da história de Portugal e da democracia na Europa.
“10 ANOS DE GUERRAS SEM FIM”.
O trabalho do fotógrafo e cinegrafista Gabriel Chaim, que há uma década se dedica a documentar guerras e crises humanitárias no Oriente Médio, na Europa e na África, ganha sua primeira retrospectiva.
Em maio, o lançamento do livro “Gabriel Chaim: 10 anos de guerras sem fim” e a abertura da exposição homônima com curadoria do jornalista Fernando Costa Netto trazem ao público um conjunto de imagens que sintetizam a trajetória e as visões do paraense de conflitos recentes ou em curso.
Leia também: “The Eras Tour”: Taylor Swift faz primeiro show após lançar TTPD; veja o que mudou
“ENCONTROS”
“Encontros” retrata figuras muito conhecidas do grande público em situações comuns do dia a dia. Nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Gal Costa, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Zezé Motta e Roberto Carlos estão na atração produzida por meio do olhar sensível da baiana Thereza Eugênia.
“INFRAVERMELHO, UMA REALIDADE OCULTA”
Nesta programação, o público do MIS passará a enxergar com outros olhos paisagens ora cotidianas da cidade e do estado de São Paulo. Por meio do uso da tecnologia infravermelho aplicada a fotografias, Bruno Mathias passa a revelar um universo onírico e por vezes distópico. A exposição é a segunda mostra de 2024 do projeto Nova Fotografia do MIS, que seleciona novos talentos nacionais por meio de convocatória anual.
“UMA RUA CHAMADA CINEMA”
Com curadoria de João Kulcsár, Sergio Poroger convida o público a embarcar em uma jornada imagética pelo universo do cinema de rua, onde cada esquina os conduz a novas aventuras, revela segredos e transporta cada um para o universo paralelo da sétima arte.
Em cada clique, ele retrata não apenas os espaços físicos, mas também as pessoas que trabalham incansavelmente nos bastidores para que um filme ganhe vida numa sala de cinema, desde os bilheteiros até os projetistas, passando pelos vendedores de pipoca. É, portanto, uma homenagem não apenas à arte do cinema, mas também aos profissionais que tornam possível essa mágica.
A programação se completa com lançamentos de livros, mostras paralelas, conversas com artistas, cursos e diversas atividades relacionadas ao mundo da fotografia.
Serviço
Horário: terças a sextas, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 20h. Aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Venda no site megapass
Gratuidade: ingresso gratuito, com retirada apenas na bilheteria física do MIS. Na terceira quarta-feira do mês, graças a uma parceria com a B3, a entrada também é franca
Classificação: 10 anos
Leia também: Marcelo Tas recebe o escritor Sérgio Vaz no Provoca desta terça-feira (14)
REDES SOCIAIS