Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @chrystiancantor
Reprodução/Instagram @chrystiancantor

O cantor Chrystian morreu na noite dessa quarta-feira (19) aos 67 anos em São Paulo. O óbito, de acordo com o Hospital Samaritano, se deu devido a um choque séptico em decorrência de uma pneumonia agravada por comorbidades.

A notícia foi confirmada pela família em nota oficial publicada nas redes sociais: “Dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil”, ressaltam. No comunicado, a esposa e os filhos ainda agradecem pelo apoio dos fãs, amigos e colegas de profissão.

O artista estava internado na unidade hospitalar do Higienópolis, localizada na região central da capital paulista. Horas antes, a assessoria comunicou o cancelamento de um show em Franco da Rocha, que aconteceria no dia 22 de junho, devido a problemas de saúde.

“Chrystian foi diagnosticado recentemente com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado. O cantor está seguindo todas as recomendações médicas”.

Leia também: Manoel Gomes, o "Azul Caneta", anuncia que vai ser pai

O velório acontece das 11h às 16h em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Chrystian iniciou a carreira ainda na infância. Nascido José Pereira da Silva Neto, o começou a se apresentar em um clube de Goiânia aos 6 anos. À época, ainda era chamado de Zezinho.

O sucesso na cidade foi tão grande que ganhou um programa na televisão, chamado "Pinguinho de Gente". Nos anos seguintes, ele e o irmão mais novo começaram a sonhar em se tornar uma dupla sertaneja.

A virada começou no início dos anos 1980. Ainda muito jovens, os irmãos escolheram formar a dupla Chrystian e Ralf e lançaram o primeiro disco em 1983, com regravações. "Quebradas da Noite" tinha 12 faixas e foi sucesso de vendas, alcançando, inclusive, o disco de ouro.

Ao longo da carreira, lançaram 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas. A dupla se separou brevemente no início dos anos 2000, mas eles voltaram a trabalhar juntos com o lançamento do disco "De Volta", em 2001. A separação definitiva aconteceu em 2021, quando decidiram seguir carreira solo.

Leia também: 'Estação Livre' conversa com Xenia França e homenageia Zezé Motta, Alcione e Clube da Esquina