Com a chegada das férias escolares, o museu Casa das Rosas, em São Paulo, preparou uma agenda com atrações voltadas para todas as idades.
Entre os destaques, estão: a contação de histórias “Ser tão Maria e João”, adaptação brasileira do conto clássico João e Maria, além de um clube de leitura e escrita feminina.
Curiosidades do museu
O Núcleo de Ação Educativa promove, durante todas as semanas de julho, de terça a sexta, às 10h30 e às 14h30, uma visita temática na qual aborda a história do casarão, os patrimônios materiais e imateriais, além das transformações urbanas da Avenida Paulista ao longo dos anos, das quais o casarão é testemunha.
Nos dias 13 e 20 de julho, das 10h30 às 12h, é realizada a oficina “Criação de Fósseis”. Voltada para o público infantil e seus responsáveis, a atividade lúdica levará os participantes para conhecer o fóssil da Casa das Rosas, e em seguida, convida a turma a criar os próprios fósseis.
Literatura e performance
No sábado (6), das 15h às 17h, acontece o recital “Viagem por São Paulo”, com o poeta, cantor e compositor Costa Senna. A apresentação musical aborda a cidade, passando por territórios e personagens. Neste evento, o artista ainda lança seu livro de poemas que traz o mesmo título.
Ainda nos dias 6 e 7, das 17h às 18h, o Núcleo Educatho, de pesquisa em teatro, manifestações artísticas brasileiras e práticas pedagógicas, traz a performance “Bodas de Sangue - Leitura às cegas”.
Destinada às pessoas com deficiência e demais interessados, que acompanharão a apresentação de olhos vendados, é uma adaptação do texto clássico de García Lorca. A leitura dramática é desenvolvida por Yago Dionízio, ator com deficiência visual.
Ainda no domingo (7), das 14h às 15h, o público poderá participar da contação de histórias “Ser tão Maria e João”, com a atriz Heidi Monezzi. A adaptação traz os dois personagens em uma versão brasileira, que se passa em uma pequena vila do sertão nordestino, onde os dois irmãos enfrentam, por conta da seca e da fome, um caminho cheio de aventura e amadurecimento.
O clube de leitura e de escrita “Poesia, substantivo feminino” acontece nos sábados, dias 13 e 27 de julho, das 15h às 17h, com abertura para a participação do público.
Os encontros promovem a leitura e a escrita entre mulheres, pessoas trans e não binárias, oferecendo um espaço inclusivo para compartilhamento de ideias e incentivo da produção criativa.
A escritora Maiara Gouveia traz para o jardim o lançamento de seu livro “Antes que o céu desabe”. O evento será no dia 25 de julho, às 19h, com uma roda de conversa guiada por Ana Rusche, escritora e pesquisadora pela Universidade de São Paulo (USP), que abordará temas presentes no ensaio, como concepções filosóficas, feministas e ecológicas de diversos pensadores importantes: Ailton Krenak, Bianca Santana, Donna Haraway, Jason Moore, Jaxuka, Silvia Federici, Raquel da Silva Silveira, entre outros nomes.
Para finalizar a agenda de julho, no dia 27, das 15h às 17h, a Casa das Rosas realiza o lançamento das obras “Náufragos”, “Asas para a Lua” e “Fugaz” em parceria com a Editora Versos em Cantos. O lançamento será acompanhado de um sarau literário com apresentação musical, a fim de promover reflexão sobre o impacto da literatura na formação do público infantojuvenil. Confira a agenda completa no site da instituição.
Leia também: Férias escolares: 10 filmes para assistir junto com as crianças
Serviço
Endereço: Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo (SP)
Funcionamento: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Jardim aberto: de segunda a domingo, das 7h às 22h
Programação: gratuita
Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o Museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente com o Núcleo de Ação Educativa do Museu
Visitas guiadas com a duração de 1h30
REDES SOCIAIS