Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura - Foto: Paula Santos
Divulgação/TV Cultura - Foto: Paula Santos

O Provoca desta terça-feira (30) recebe Kiusam de Oliveira, escritora e doutora em educação. Entre as pautas da edição estão a educação antirracista e o uso da literatura para combater o racismo. Apresentado por Marcelo Tas, o programa vai ao ar às 22h na TV Cultura.

“A pessoa negra tem dificuldade de sonhar, porque a vida de uma pessoa negra normalmente está associada à miséria, pobreza, tudo tem que ser muito rápido. Eu vou trabalhar hoje, receber como diarista hoje, para pagar a mistura que eu vou levar para casa. Cadê o tempo de sonhar?", questiona a entrevistada.

A convidada é ainda autora de diversos livros infantis que tratam sobre o racismo na sociedade, como "O Mundo no Black Power de Tayó", considerado pela ONU um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos.

Leia também: Paris 2024: chefe da ONU pede trégua em conflitos armados durante os Jogos Olímpicos

Kiusam ainda fala sobre o que que ela espera das pessoas brancas na luta contra o racismo.

“Eu espero que vocês abram portas. Da mesma forma que as pessoas brancas fecharam portas para uma infinidade, milhares de corpos negros historicamente falando. Espero que seja um momento de consciência e de abrir portas, porque vocês chegam em lugares que nós não chegamos, às vezes até sem mérito, mas chegam", enfatiza a educadora.

Assista à última edição do Provoca, que recebeu a atriz Alessandra Maestrini:

Leia também: Advogada é presa por racismo acusada de xingar funcionário negro de lanchonete