O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu para que os países do mundo parem com os conflitos armados durante os Jogos Olímpicos de Paris. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (26) pouco antes da cerimônia de abertura na capital francesa.
Ao lado do Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, o secretário fez um apelo para que os países se "unam com o mesmo espírito dos atletas”.
Entre os episódios mencionados por Guterres estão o “sofrimento horrendo em Gaza, a guerra aparentemente interminável na Ucrânia, o sofrimento terrível do Sudão à República Democrática do Congo e do Sahel a Mianmar”.
"É hora de lembrar ao mundo a importância da Trégua Olímpica e de fazer o mundo compreender que devemos silenciar as armas”, afirmou na declaração.
Os Jogos Olímpicos são um símbolo de universalidade e diversidade.
— ONU News Português (@ONUNews) July 26, 2024
Um símbolo de cooperação e competição leal, em vez de divisão e conflito. - @antonioguterres durante sua visita conjunta com Thomas Bach, Presidente do COI. https://t.co/KQSw92qJs7
Leia também: Paris 2024: após carregar tocha olímpica, Snoop Dogg treina judô com equipe dos Estados Unidos
Na ocasião, Guterres também destacou que a primeira iniciativa de paz registrada na história foi a Trégua Olímpica.
Por fim, o líder da ONU ainda enfatizou que “os Jogos Olímpicos são um símbolo de universalidade e diversidade” e de “cooperação e competição leal, em vez de divisão e conflito”.
As the world gathers to celebrate sport as a way to foster hope, unite people & promote mutual respect, I wish every success to the Olympians & Paralympians gathering in #Paris2024.
— António Guterres (@antonioguterres) July 26, 2024
May the Olympic flame light the path to a world of peace & harmony. pic.twitter.com/XrhJSqRDfO
Leia também: Paris 2024: Polícia Federal irá atuar na segurança dos Jogos Olímpicos; saiba mais
REDES SOCIAIS