Entretenimento

Dado Villa-Lobos, do Legião Urbana, conversa com Dani Mel na Rádio Cultura Brasil

Programa Caixa Acústica vai ao ar neste domingo (11), a partir das 19h


07/08/2024 17h07

Neste domingo (11), o programa Caixa Acústica, com Dani Mel, conversa com o guitarrista e produtor Dado Villa-Lobos, que integrou uma das bandas mais emblemáticas, queridas e importantes do rock nacional, a Legião Urbana. A atração vai ao ar a partir das 19h, na Rádio Cultura Brasil (77,9 MHz) e no app Cultura Play.

Dado, que é sobrinho-neto do compositor Heitor Villa-Lobos, passou a infância ouvindo seu pai tocar piano clássico todos os dias. Aprendeu a ouvir nessa época Bach, Caetano, Chico Buarque e Rolling Stones. Aos 12 anos, começou a ouvir Beatles, Little Richard e Chuck Berry. Através de sua irmã mais velha, Bebel, conheceu o disco 'Transformer', de Lou Reed. Aos 14, chegou em Brasília depois de ter morado na Iugoslávia, Uruguai e França. Foi quando conheceu o punk dos Ramones, aí tudo mudou. Finalmente, em 1983, o estudante de ciências sociais da Universidade de Brasília entrou para a “Legião”, e o resto é história.

Leia também: "Circuito Cine Curta" leva cinema para a sala de aula de seis escolas públicas no Rio de Janeiro

E nessas histórias, aliás, fica claro o protagonismo de Renato Russo, a quem Dado chama de “o catalisador-mor”. Ele relembra que 'Índios' estava mixada e pronta para ser uma faixa instrumental, quando Renato chega ao estúdio com uma letra e uma interpretação que deixa todos de queixo caído. Ou, ainda, na simplicidade de 'Hoje a noite não tem luar', versão de 'Hoy me voy para México', da boy band porto-riquenha Menudo, que entrou praticamente por acidente na gravação do disco 'Acústico MTV' e se tornou um grande sucesso.

Leia também: Mariana Aydar e Mestrinho apresentam novo álbum no "Cultura Livre" deste sábado (10)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GCM suspeito de integrar milícia no Centro de São Paulo se entrega à polícia

Presidente do Chile diz que país não reconhece a reeleição de Maduro na Venezuela

Roberto Barroso, presidente do STF, pede desculpas à Maria da Penha em nome do poder judiciário

Elevador despenca e deixa três pessoas feridas no bairro de Higienópolis, em São Paulo

Audiência geral do Papa Francisco é interrompida por protesto de ativistas contra as touradas