A 4ª edição do Festival Photothings ocorre nos dias 14 e 15 de setembro no Centro Cultural Monte Azul, em São Paulo, com entrada gratuita.
Organizado pela Porto de Cultura, o evento é um ponto de encontro para apreciadores das artes visuais, oferecendo exposições fotográficas, oficinas e debates com profissionais.
O festival terá premiações em três categorias: Fotolivro da Coleção Photothings, Fotolivro Artesanal e Residência Artística. A exposição coletiva apresentará 30 fotografias impressas em canvas e a oficina de zine, conduzida por Estela Vilela, já está com inscrições esgotadas.
Leia também: Emmy 2024: confira os principais indicados e como assistir à cerimônia
Entre os destaques estão os novos títulos da Coleção Photothings e a premiação do Fotolivro Artesanal para PH Costa. A residência artística será concedida ao coletivo M.A.L.A., com um projeto que será exibido na França em 2025.
A curadoria, liderada pela historiadora Marly Porto, selecionou trabalhos de todo o Brasil, com aproximadamente 60% das obras representando artistas de diversas regiões e grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência. O objetivo é oferecer visibilidade a uma rica produção fotográfica, frequentemente pouco destacada.
"Nossa intenção é dar visibilidade para uma produção plural e descentralizada, mostrar muitos brasis dentro deste nosso país. Queremos romper bolhas e mostrar a um público maior que muita coisa boa está sendo produzida e que, muitas vezes, não é tão vista", ressalta a historiadora.
Para mais informações, acesse o site Porto de Cultura.
Serviço
Data: 14 e 15 de setembro
Local: Centro Cultural Monte Azul, Av. Tomas de Sousa, 552 - Jardim Monte Azul, São Paulo - SP, 05836-230
Horário: das 14h às 19h
Entrada: gratuita
Leia mais: Rock in Rio 2024: o que pode ou não levar para o festival
REDES SOCIAIS