Entretenimento

Jogar videogame pode ser benéfico para o bem-estar mental, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Nihon descobriram que, quando jogados com moderação, os games podem trazer benefícios para a saúde mental de jovens e adultos


19/09/2024 16h18

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já reconheceu o vício em videogames como um problema de saúde, mas um novo estudo japonês aponta para um lado mais positivo dos jogos eletrônicos. Pesquisadores da Universidade Nihon descobriram que, quando jogados com moderação, os games podem trazer benefícios para a saúde mental de jovens e adultos.

Leia mais: Leo Cavalcanti estreia show do seu novo álbum “Canções em Chamas”, em São Paulo

A descoberta contrasta com a visão negativa muitas vezes associada ao vício em jogos, e ressalta a importância de encontrar um equilíbrio no consumo desse tipo de entretenimento.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Nature Human Behavior, contestou os resultados dos estudos realizados sobre os impactos do videogame na saúde mental até então. Segundo os pesquisadores, muitos eram inconsistentes e não conseguiam provar causa e efeito.

Não por acaso, durante o estudo, os pesquisadores buscaram descobrir qual efeito os jogos eletrônicos causam no bem-estar das pessoas. Eles entrevistaram 8.192 pessoas, entre 2020 e 2022, com idades entre 10 e 69 anos, que foram sorteadas a jogar em um console PlayStation 5 ou em um Nintendo Switch.

Os entrevistados responderam perguntas sobre seus hábitos de jogos, e o quanto de sofrimento psicológico passavam enquanto jogavam.

Leia também: Racionais MC's e Budah estão entre indicados no BET Hip Hop Awards 2024

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes multa X em R$ 5 milhões por dia por conta de 'truque' que driblou bloqueio à rede social no Brasil

Chefe do grupo Hezbollah diz que explosão de pagers e 'walkie talkies' é declaração de guerra

Lula autoriza estudos para retorno do horário de verão devido à crise hídrica

Área queimada nas savanas do Cerrado sobe 221% em agosto, apontam dados do Ipam

Caso Deolane Bezerra: STJ aceita pedido de habeas corpus em favor da mãe da influenciadora