Bruno Montaleone é um dos protagonistas de "Homem com H", cinebiografia de Ney Matogrosso. O ator interpreta Marco de Maria, companheiro de Ney durante 13 anos, que morreu por complicações da Aids.
Ainda sem data de estreia, o filme com direção e roteiro de Esmir Filho deve ser lançado em breve nos cinemas de todo o Brasil.
Ao site da TV Cultura, o artista carioca conta como foi participar do projeto: "Marco era um homem solar, um médico carioca apaixonado por praia, pelo mar. Ele vê sua vida virar de cabeça para baixo quando descobre ter contraído o vírus HIV, ele acabou, inclusive, falecendo em decorrência disso. No fim, é uma baita história de amor, de parceria e companheirismo. Mesmo o Ney não tendo a doença e o Marco sim, os dois caminharam lado a lado até seu último dia".
Bruno Montaleone e Ney Matogrosso, respectivamente, da esquerda para direita - Foto: Arquivo Pessoal
O longa, com Jesuíta Barbosa no papel do homenageado, acompanha a história dessa figura que é considerada uma das maiores personalidades da música brasileira.
A obra apresenta os principais fatos da vida do cantor, como a infância e a adolescência na pequena cidade de Bela Vista (MS) e as questões desafiadoras com o pai.
“Toda a repressão que ele sofreu do pai fez aflorar esse ser livre. Ele diz que tudo o que fez foi para confrontar o pai. O Ney veio para mostrar que a gente não precisa ficar preso a uma coreografia de gênero”, explica Esmir, em nota publicada pela distribuidora Paris Filmes.
O próprio Ney, aos 83 anos, acompanhou de perto as gravações e o desenvolvimento do longa. A presença do compositor no set, que chegou a se emocionar em cena com a participação de Bruno, tornou a experiência para o jovem ator ainda mais significativa.
"É um personagem já inesquecível na minha carreira e mal posso esperar para assistir o filme, e claro, para que todos assistam também. Por trabalhos como este [...] que eu sou tão feliz em ter escolhido as artes cênicas como caminho”, conta Montaleone.
“Homem com H” ainda retrata o sucesso da banda Secos e Molhados em plena ditadura militar e o encontro com Cazuza (Jullio Reis), um de seus grandes amores. Além disso, a carreira solo e a sua personalidade, que inspira libertação e afeto em distintas gerações, também têm lugar na produção.
Leia também: Leo Cavalcanti estreia show do seu novo álbum “Canções em Chamas”, em São Paulo
Tendo a sétima arte como objetivo em sua trajetória profissional, em 2023, Bruno estreou nas telonas com o protagonista Ian Clark em “Perdida”, da Disney. Ao lado de Giovanna Grigio, o filme, com ares de obras de Jane Austen, levou uma legião de apaixonados pelos livros de Carina Rissi para os cinemas.
No mesmo ano, o artista lançou dois trabalhos na Netflix: “O Lado Bom de Ser Traída” e “De Volta aos 15”.
Atualmente, dá vida a Cristiano em "Mania de Você", nova novela das 21h da TV Globo, de autoria de João Emanuel Caneiro.
“O Cristiano é a representação de alguém desafortunado, ao menos num primeiro momento, vamos ver como tudo se desenrola. Sabe aquela pessoa que parece que tudo acontece com ela? É ele. Um garoto que acredito que vai cativar as pessoas pois tem bom coração, é dedicado a quem ama, batalhador, ao mesmo tempo, nos 'dias de luta e dias de glória', ele ficou só com a primeira parte”, brinca o ator.
Aos 28 anos, Bruno reconhece a importância de receber trabalhos e personagens com perfis distintos e celebra o atual momento de sua trajetória.
“Sinto que estou no melhor momento da minha carreira e muito motivado com o que vem pela frente", conclui.
Assista à edição do Persona, da TV Cultura, que recebeu Ney Matogrosso em 2023:
Leia também: Roda Viva recebe o ator e diretor Antonio Fagundes nesta segunda-feira (23)
REDES SOCIAIS